Se é esta a sua situação, seus problemas acabaram!! E isto não é uma propaganda das facas guinço ou das meias vivarina!! Com um bom navegador, como o Firefox, e armado de certos plugins, tarefas como inspecionar o heap do navegador, investigar a estrutura de dados de cookies, manipular os processos de rede, medir posicionamentos, colocar breakpoints em scripts, manipular dados de XMLs, etc., impossíveis (ou hercúleas!) em condições normais, passam a ser simplórias e, muitas vezes, divertidas. Acompanhe como, com um mínimo de plugins, você se tornará um mestre da web:
- MeasureIt: Este parece ser um daqueles plugins de web designer que um desenvolvedor nunca vai precisar, mas, acredite, como ele é útil!! E simples!! O MeasureIt coloca um singelo botãozinho no extremo esquerdo da barra de status do Firefox. Ao clicar nele, sua tela fica semi-transparente e, com o mouse, você é capaz de desenhar uma régua de qualquer tamanho, capaz de medir a altura e largura de qualquer item na tela. A régua pode ser arrastada e redesenhada. Agora você não precisa mais ficar "chutando" quantos pixels pra lá ou quantos pra cá vc vai colocar até acertar os componentes no lugar certo (ou até perder a paciência e achar que já não tá mais tão torto)... meça, veja o numerinho e reposicione seus componente numa única e certeira vez!!
- Firebug: Este é tão essencial que, se você não o tem, você não pode ser considerado um desenvolvedor web moderno. O Firebug faz tudo que você sempre sonhou em fazer e nunca achou possível. Com ele, vc pode ler e alterar instantaneamente toda a estrutura DOM da sua página (não o HTML fonte, mas o DOM mesmo, ou seja, tudo que foi montado dinamicamente e está apenas no heap do navegador); pode ler cada arquivo js da página, colocar breakpoints nele, avaliar os valores das variáveis e alterá-los, além de entrar com comando num console simples, acessando o mesmo heap; pode fazer estatísticas e monitoramento de rede e de desempenho de cada requisição HTTP (bom para saber qual imagem vem de outro domínio, ou qual componente demorar mais para carregar); pode avaliar toda a hierarquia de CSS e aterar seus valores; suporta perfis e configurações. Ele ainda marca de azul na tela o componente que vacê tá editando, pra saber que é mesmo este!! Realmente, é o mais importante de todos os plugins!
- WebDeveloper: Outro plugin muito importante! Com ele, você é capaz de tudo o que o Firebug não se propõe. Você pode configurar tamanhos de tela, para mudar com um clique (800x600, 1024x768, etc...); pode examinar detalhadamente, todos os cookies, ou apagar ou editar os valores de um específico; pode habilitar ou desabilitar qualquer coisa: css, java, javascript, etc... pode até exibir os comentários e os campos hidden em plena página!! Ele tem inclusive uma régua semelhante à do MeasureIt, embora eu não a prefira! Sem dúvida, você não vai querer ficar sem este plugin!!
- XML Developer: Assim como o Web Developer, o XML Developer segue a mesma linha, porém agora centrado em arquivos XML. Você pode não precisar deste plugin, caso não utilize arquivos XML, mas ele pode vir a ser útil. Com o XML Developer, você pode validar um arquivo XML contra um Schema pré-existente ou mesmo gerar um Schema ou um DTD a partir de um XML pré-existente (fantástico!); pode salvar seu XML ou Schema para o disco (ótimo para quem tem que lidar com tantos WSDLs externos ao seus sistemas e precisa saber o que eles estão fazendo de errado!!); pode gerar estatísticas diversas para um XML, aplicar um CSS à sua visão, dentre outras coisinhas.
Conclusão: com um navegador gratuito e robusto, como o Firefox, e poucos plugins igualmente gratuitos e poderosos, bem selecionados e propriamente instalados, é possível se desenvolver para a web com muitos mais agilidade, facilidade, confiança e, principalmente, qualidade.
Útil: você pode pesquisar outros plugins para o firefox, inclusive os não direcionados a desenvolvedores, olhando aqui!! Se tiver preguiça, veja estas sugestões.
otimo post.. parabens!
ResponderExcluireu conhecia todos, exceto MeasureIt.. de hoje em diante, eu nao vou ficar mais xutando os valores de pixel.. rs.. :D
Também gostei do artigo.
ResponderExcluirGostaria de sugerir outro plugin que uso bastante na construção de páginas web, que é o Colorzilla.
Oi, galera,
ResponderExcluirComo alternativa ao MeasureIt (que eu também já usei), basta ir na barra do WebDeveloper, clicar em "Miscellaneous" e depois em "Display Ruler", e você terá a mesma funcionalidade. (Eu particularmente gosto mais desta.)
Sobre o CollorZilla, há uns tempos atrás deixei de usar quando migrei para Linux - a extensão não fornecia suporte para esta plataforma, na época. Não sei como está agora.
Tentei instalar o XML Developer, mas funciona apenas em versões anteriores à atual estável (3.0.1, no momento desta escrita). Alguma outra sugestão de extensão semelhante?
Abração a todos!
O Firefox no Joomla!CD vem com a maioria dessas extensões. O Joomla!CD não serve apenas para desenvolvimento com Joomla, mas também para PHP ou outra linguagem de sua preferência.
ResponderExcluirhttp://joomlacd.pquilinux.org
Abraços.
Beleza, gente!
ResponderExcluirDiogo: eu prefiro a régua do MeasureIt porque é mais fácil de acessar e usar, agilizando o desenvolvimento. Ele realmente é um plugin muito bem feito: ágil, simples, pequeno e eficiente. Na hora de medir alguma coisa, é só clicar nele logo ali na base da janela e já sair medindo. A régua do WebDeveloper não é tão ágil de acessar; ela mostra as medidas longe da régua, o que pode causar um certo desconforto. Claro que é sempre uma questão de gosto pessoal, mas eu particularmente aconselho a todos terem o MeasureIt, não vão se arrepender.
Pajé: valeu pelo comentário... realmente, gosto é gosto, mas uma coisa é certa: o que nos ajuda a ter essa divergência saudável e construtiva de opiniões de aplicativos é o Software Livre... e viva o Open Source! :-)
ResponderExcluirFalou e disse, Diogo!! Você está certíssimo!! Viva o software livre, que permite a devida liberdade de termos várias opções e usarmos o que mais nos agrada e favorece sem preconceitos ou imposições mercadológicas!! Excelente comentário!!
ResponderExcluir