domingo, 29 de março de 2009

O Tux e o Kill Bill

Essa é para divertir... ;-)
Um amigo meu mudou o padrão de cores e estilo de seu blog para que ele se parecesse (acredito eu!!) com o visual do pôster do famoso filme Kill Bill (Volume I: EUA, 2003. Volume 2: EUA, 2004), um épico de ação e pancadaria meio oriental, meio ocidental, com muitas lutas, vinganças e revanches.
Como tenho visitado o blog dele, e inspirado nessa idéia, fiquei imaginando como seria um blog de Linux se ele fosse inspirado no longametragem Kill Bill... pensei em várias coisas, e uma das coisas que veio logo à minha mente é a que vocês podem ver abaixo!!!






Tudo bem, esta não foi uma dica nem um tutorial... perdoem o Pajézinho... mas vale a diversão de vez em quando!! Quer protestar?? Quer elogiar?? Que acrescentar?? Quer me matar?? COMENTE!!!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Como Baixar vídeos do Youtube facilmente?

Existem muitos plugins do Firefox para baixar, das maneiras mais diversas, vídeos do Youtube, google videos, metacafé e uma série de outros portais semelhantes (inclusive os de vídeos pornôs, como o redtube e o pornotube). Mas nem sempre eles funcionam... essa é a parte frustrante e triste. Porém, nem tudo são trevas... Para quem quer fazer download de vídeos do youtube de maneira bem fácil e indolor, sem precisar instalar nada, basta acessar o seguinte portal:

http://keepvid.com/ (Denominado "Keep it")

Ali, basta colar a URL (endereço) do vídeo que você deseja baixar e clicar em "DOWNLOAD". Depois disso, a página recarraga com 2 links de download do vídeo escolhido, um em baixa e outro em alta resolução (arquivos FLV e MP4).
Uma maneira ainda mais rápida é você carregar o vídeo e depois chamar o Keep It. Ele percebe a URL anterior e já prepara a página de download do vídeo automaticamente para você!! De todas as maneiras que testei, está foi sem dúvida a mais rápida!!
Uma outra vantagem de usar o Keep It é que, se o vídeo for grande e a sua conexão não for boa (ou estiver sobrecarregada), você pode copiar o link do vídeo e colar em algum gerenciador de download mais poderoso que o seu navegador. Eu, por exemplo, uso o "wget", que pode reiniciar o download de onde parou, se ele cair, coisa que um navegador normalmente não faz. Basta digitar:

wget -c link

Onde "link" é o endereço que você copiou do link (normalmente, um endereço gigantesco). Depois, basta renomear o arquivo igualmente gigantesco e dar a extensão de acordo com a opção de link que você escolheu: flv ou mp4.

  • Outra Opção!

Para quem gosta de ter outras alternativas, existe outro portal que faz a mesma coisa, o ClipNabber:

http://clipnabber.com/

O ClipNabber, entretanto, não tem a funcionalidade de baixar automaticamente quando carregado após uma página de vídeo. Porém, a partir dele é possível se baixar vídeos do Vimeo (http://vimeo.com), dentre outros portais de vídeos.

  • O que são arquivos FLV?? (Ou: por que não posso baixar o vídeo diretamente??)

Agora vem a singela pergunta: por que não funciona tentar simplesmente baixar o arquivo SWF que está sendo reproduzido no momento em que toca o vídeo?? Vamos estudar este caso. Suponhamos que o arquivo seja este (retirado do fonte da página: http://www.youtube.com/watch?v=NwJ6qvDB6Fw):

http://s.ytimg.com/yt/swf/watch-vfl84938.swf

Se você inspecionar a chamada de rede, verificará que este arquivo é chamado com alguns parâmetros, chamados "flashvars":

q=interface%20gr%C3%A1fica&vq=null&sourceid=ys&video_id=NwJ6qvDB6Fw&l=77&sk=iwv4_VT7zE-M1DZvfcwiLx4HiVI5wbnuC&fmt_map=&usef=0&t=vjVQa1PpcFM3yk-rH-iA3lir59fyOoW66xccmt4AYIQ=&hl=pt-br&plid=AARl5unvR4k_Pt87&cr=BR&playnext=0&enablejsapi=1

Estes parâmetros servem para que o flash busque no servidor o vídeo desejado. Assim, o mesmo arquivo SWF servirá para tocar todos os vídeos, mudando apenas o vídeo que vai ser alimentado, pois ele não contém o vídeo, mas sim a interface. O vídeo é buscado por parâmetros e pesquisa de rede ou banco de dados.
Os vídeos são gravados no formato FLV (de Flash Vídeo). Por isto que precisamos de uma ferramenta especial para "entender" o arquivo flash e separar o que é a interface e o que é o arquivo de vídeo. Separando um do outro, é possível fazer o download apenas do vídeo. Ferramentas mais sofisticadas podem, ainda, baixá-lo e convertê-lo para outros formatos, já que FLV não é lá um formato padrão para vídeos, embora haja, hoje, muitos programas e codecs que o reproduzam...

Esta dica ajudou?? Não acrescentou em nada??? COMENTE!!! ;-)))
Observação: artigo ampliado e revisado em 22/10/2009

quarta-feira, 18 de março de 2009

Consumidor é Lesado ao Comprar Produtos de Informática

Este artigo descreve um caso real que aconteceu recentemente com uma pessoa de meu relacionamento. Já há algum tempo tenho observado que algumas lojas de produtos de informática têm praticado um comportamento estranho: elas se recusam a trocar produtos vendidos e que não funcionaram, alegando que é preciso mandá-lo para "fazer o conserto apenas nas autorizadas". Assim aconteceu com esta dita pessoa, que me relatou o seguinte:

Comprei uma webcam na loja "Mesquita Gomes Informática - Acessórios em Geral", na Av. Rio Branco, 156, Loja 8, Stand 7 (infocentro), Centro do Rio de Janeiro. Um lugar que é famoso por ter muitas lojas de informática (normalmente são tidas como de confiança). Comprei a webcam e verifiquei que, ao chegar em casa, ela não ligava, não funcionava e nem mesmo a luzinha dela acendia, mesmo tendo sido perfeitamente instalada no computador. Testei em outro computador, e obtive o mesmo comportamento. Voltei à loja para trocar, e eles afirmaram que só poderia ser feito o reparo na autorizada, pois o produto tinha que "ir para a perícia", e que eles não aceitavam fazer a troca. Fiquei sem saber o que fazer e voltei lá 3 vezes, sem ter conseguido, até hoje, efetuar a troca. A única alternativa que a loja me ofereceu foi eu pagar o valor da diferença entre esta webcam e outra mais cara e, assim, adquirir a mais cara em lugar da primeira. Mas eu não quero comprar a mais cara, quero apenas que a webcam que eu comprei funcione!

Segundo o relato, a empresa (loja) não aceitou fazer a troca do produto recém-comprado, mesmo sendo patente que este não funcionava. Este comportamento parece ofender os direitos do consumidor, conforme podemos verificar no Código de Defesa do Consumidor:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III - o abatimento proporcional do preço.


Parece-me claro que é direito do consumidor a troca do produto. Gostaria de alertar a todos os leitores que tenho observado este tipo de comportamento em algumas lojas e que é preciso estarmos atentos para que isto não se torne uma nova "moda"... É preciso denunciar qualquer prática danosa aos direitos do cidadão!

Links úteis:

sexta-feira, 13 de março de 2009

Pajé: Seu Canal de Notícias!!

Como tudo no mundo corre muito rápido e é essencial estarmos atualizados (ou se atualizando) a todo o tempo, resolvi colocar, na barrinha ao lado direito, uma seção de notícias. Assim, enquato você se distrai lendo os tutoriais e artigos do Pajé, também se mantém atualizado com tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo sobre informática, Linux, Java, e todas as mais recentes notícias de alguns dos pricipais canais de informação.
Já leu as notícias e quer ler outras?? Basta clicar no link do canal de notícias/assunto que desejar, e novas notícias aparecerão, correspondentes ao novo assunto/canal de notícias selecionado!!
É o Pajé te colocando mais a frente, sempre!!

domingo, 8 de março de 2009

Programas de IRC Para Linux

O IRC (Internet Relay Chat) é um protocolo de comunicação pela rede capaz de fornecer aos seus usuários um ambiente sofisticado de interação. Com o objetivo de promover o diálogo virtual, o IRC suporta servidores próprios, envio de mensagens em ANSI (com uso de cores, por exemplo!), criação de salas específicas (batizados de "canais"), bate-papo em modalidade privada e pública, recursos de administração das salas (canais) e seus usuários, etc... Um histórico bem interessante pode ser encontrado aqui.
Bom, por que estamos falando disso?? Porque o IRC, após inspirar toda a geração de sistemas de chat através da web (em portais próprios e acessados via navegador, como o Terra Chat ou o Bate-Papo UOL), caiu em franco declínio e, hoje, está ressurgindo novamente como uma nova e mais autêntica opção para o navegante destemido!
Este artigo procura mostrar, sucintamente, os programas gratuitos disponíveis para se usar o IRC no linux, acompanhe:

  • XChat (http://www.xchat.org/) - Cliente em modo gráfico bem leve, simples mas poderoso. Suporta todas as principais funções do IRC, inclusive a troca de arquivos e os comandos de administração. A interface é amigável e fácil de usar. Pode ficar na barra de tarefas e pisca quando vc recebe nova mensagem. Suporta scripts em Perl e Python.
  • LostIRC (http://lostirc.sourceforge.net/) - Cliente em modo gráfico leve, simples e com as principais funcionalidades do IRC. Permite múltiplos chats em PVT (o famoso comando "query"), transferência de arquivos via DCC e, segundo o portal oficial, pode ser completamente controlado pelo teclado, dispensando o uso do mouse.
  • BitchX (http://www.bitchx.com/) - Cliente poderoso e popular. Semelhantemente ao xchat, suporta todas as principais funcionalidades do IRC; é capaz de usar scripts em TCL (você deve baixar os fontes e compilá-los). Um manual de uso bem didático e interessante pode ser encontrado aqui.
  • KVirc (http://www.kvirc.net/) - É um dos mais sofisticados e graficamente arrojados. Faz tudo o que os anteriores fazem, mas também suporta temas, possuindo um gerenciador de temas completo, é sensível a drag & drop, suporta plugins (add-ons), além de várias outras firulas. Para quem quer virar um usuário assíduo, é o mais recomendável.
  • Diversos outros clientes de IRC para UNIX/linux podem ser encontrados nesta lista aqui!!
  • Sempre vale mencionar: um tutorial para usar o IRC no iPhone!! Para celulares com o android, a google já iniciou um projeto, o ircCell.

Para entrar no IRC você precisará de um endereço de um servidor. Recomento o BrasIRC, tradicional servidor brasileiro (irc.brasirc.com.br). Na página da Wikipedia lá em cima tem outras opções...
Experimente acessar os canais #brasil (um dos principais de nosso paíes e amplamente visitado, apesar de haver canais para virtualmente todos os estados e a grande maioria das cidades brasileiras) e #over (canal do usuário "over", que é muito freqüentado). Experimente também buscar os canais de seu interesse, onde será possível debater sobre os assuntos específicos. Se você não encontrar, então crie um e seja o primeiro!!

  • Comandos do IRC: apesar de a maioria dos programas gráficos ter, nas suas interfaces, acessos aos principais comandos do IRC, você pode livremente (e, acredite, muitas vezes é mais rápido e fácil!!) digitá-los. Todos os comandos do IRC começam com "/", seguidos de uma palavra de comando (ex: "/server [argumento]", que desconecta do servidor atual e tenta conectar no servidor informado como argumento). Existe uma grande variedade de comandos. Uma boa lista pode ser acessada aqui. Alguns comandos administrativos (úteis para criar - registrar - canais no servidor) pode ser encontrada aqui.

Quer instalar estes programas mas não sabe como?? Se você usa uma distro derivada do Debian, como o Kurumin, Kalango, Ubuntu, etc., vai ajudar se olhar aqui.