quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Abrindo Arquivos 7z e 7za do 7-Zip, ARJ, CAB, CPIO e outros no Linux

Há algum tempo, um projeto open source ganhou muita popularidade: o 7-Zip (sevenzip). Este programa, criado para Windows e com uma interface parecida com a do WinZip e do WinRAR, deu na verdade um passo a frente: não se limitando a ser apenas mais uma interface para compactadores de arquivos, criou o seu próprio formato de compactação, o 7z (e suas variantes). O fato notável é que este formato tem hoje a maior taxa de compactação, maior mesmo que a do formato RAR, e chegando a ser 30% a 50% melhor que o formato ZIP. Seus filtros conseguem até comprimir arquivos JPG, ainda que com uma pequena taxa de compressão!!
Assim, surgiram muitos arquivos com a extensão 7z, valendo-se do benefício da altíssima compactação do 7-Zip. Porém, o programa roda em Windows... e para descompactar estes arquivos no Linux?? Claro que existe uma maneira!! E a solução é a seguinte:

  • Instalando o 7-Zip no Linux

Existe uma versão do compactador para Linux, que pode ser instalada a partir do repositório padrão. Para sistemas baseados em Debian, como o Ubuntu, basta digitar:

apt-get update
apt-get install p7zip p7zip-full

O novo programa funciona com o comando p7zip, que suporta os formatos 7z, ZIP, CAB, ARJ, GZIP, BZIP2, TAR, CPIO, RPM e DEB.

  • Comprimindo e Descomprimindo Arquivos 7z, ARJ, CAB, etc.

Uma vez instalado o programa, você não precisa digitar nada na linha de comando para abrir um arquivo 7z!!! Basta abrí-lo utilizando o Ark ou o addon do Ark para o Konqueror (lembrando que o Ark é apenas uma interface, um frontend, e que entende uma série de compactadores diferentes que são acionados por baixo dos panos).

  • Compactando e Descompactando com o p7zip

Tudo bem: você é chato, ou é um administrador de sistemas atrás de um terminado remoto, e precisa usar a linha de comando... não se preocupe!! Ainda assim, é fácil comprimir e descomprimir arquivos, com os comandos:

p7zip [nome do arquivo]: comprime o arquivo no formato 7z, apagando o arquivo original e ficando com a cópia comprimida de nome [nome do arquivo].7z.

p7zip -d [nome do arquivo].7z: descomprime o arquivo no formato 7z, apagando o arquivo comprimido e retornando o arquivo original, de nome [nome do arquivo].


Bom, espero ter ajudado!! E, claro, COMENTEM!!!!

Nenhum comentário: