terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Instalando o FlashPlayer no Debian (Fácil!!)

Uma das coisas horrorosas que tenho visto é que, passa o tempo, mas a equipe do Flash Player ainda não conseguiu facilitar tão bem a instalação do Flash no Linux... isto se dá porque, na verdade, o Flash não é software livre, mas apenas gratuito. E há mais agravantes: existem vários navegadores diferentes, especialmente no Linux, cada um instalado em um local completamente diferente, e existem diversas distribuições, que também mudam algumas coisas nos locais de instalação dos navegadores...
Bom, esta dica rápida consegue transformar o processo de instalação em algo realmente indolor!! Está disponível para o Debian (Etch e Lenny). Basta seguir os passos:

1- Acrescente o repositório abaixo no seu /etc/apt/apt-sources.list (sem pular linha!):

deb http://www.backports.org/debian lenny-backports main contrib non-free

2- Agora basta pedir para instalar:

apt-get update
apt-get install flashplugin-nonfree

Isto instalará não exatamente o flash, mas um script automático que vai rodar logo em seguida, baixar o flash para você e instalá-lo no local correto. Muito fácil e prático!! Além de manter o flash atualizado!!
Mais detalhes técnicos podem ser estudados na página Wiki do Debian desenvolvida especialmente para tratar do assunto: clique aqui!!

Bom, espero ter ajudado!!

Nenhum comentário: