Este artigo mostra um recurso simples e muito poderoso do OpenOffice (ou LibreOffice, ou Br-Office, como se queira...): como transformar uma célula da planilha do Calc em uma caixa de seleção (também chamada lista de seleção, caixa drop-down, lista drop-down, etc.), populada com valores pré-definidos.
Esta funcionalidade não é exclusiva do OpenOffice, ela existe em outras planilhas eletrônicas. Porém, o OpenOffice tem uma maneira elegante de tratar os dados e isolá-los do conteúdo de sua planilha, mantendo a flexibilidade e facilidade de uso.
PASSO 01: Selecione uma ou mais células onde será criada a caixa de seleção desejada, conforme a Figura 01.
Figura 01: Células selecionadas para aplicação da lista de dados.
PASSO 02: Acesse o menu "Dados" ("Data", se estiver em inglês), opção "Validade" ("Validity"), conforme a Figura 02.
PASSO 03: Clique na caixinha "Permitir", onde está selecionada a opção "Todos os Valores", e mude-a para "Lista". Imediatamente aparecerá um quadro branco, ainda vazio, disposto na parte de baixo da janela, com o nome "Entradas". Também surgirão algumas opções padrões selecionadas. Mantenha selecionadas as opções "Mostrar células em branco" e "Mostrar lista de seleção", caso deseje. Evidentemente, ao menos a segunda deverá estar selecionada, para que a lista não fique escondida. Vide Figura 03.
PASSO 04: Escreva na caixinha branca vazia todas as opções que você desejar, tomando o cuidado de colocar uma opção em cada linha, conforme mostra a Figura 04. Terminada a inserção dos dados em sua lista, clique no botão OK.
Beleza: a sua lista ou caixa de seleção Drop-Down está criada e pronta para ser usada, conforme mostra a Figura 04. Uma vez de retorno à planilha, as opções podem ser acessadas clicando-se na setinha para baixo ao final de cada célula configurada com a lista de dados, conforme mostra a Figura 05.
- Alterando os Valores
Se, após o final deste processo, você notar que é preciso alterar algum valor ou inserir novas opções que se fizerem necessárias, basta que se selecione todas as células cujos dados devem ser alterados e se repita o procedimento, ou seja: vá em "Dados", opção "Validade" e, na lista que já estará pronta, faça as inserções ou alterações desejadas.
Caso um ou mais dados existentes sejam alterados, certifique-se de remarcá-los nas células onde eles foram selecionados, para que as células tenham seus textos atualizados.
Não se esqueça de que as alterações dos dados da lista só serão aplicadas às células que forem marcadas (selecionadas) quando da execução do procedimento!! As outras listas das células não marcadas permanecerão como estavam antes.
- Conclusões
Este artigo simples e breve mostrou como criar uma caixa de seleção de dados no OpenOffice. Note que este programa, diferentemente de alguns de seus concorrentes, armazena os dados isolados da planilha, o que gera para o usuário mais conforto e melhor organização, especialmente na construção de planilhas complexas e robustas.
Espero que o artigo tenha ajudado!! Como sempre, espero que todos COMENTEM!! :-)
41 comentários:
Excelente post. Obrigado por compartilhar essa informação!
Disponha, Lex!!
Fico feliz que o artigo tenha ajudado!!
Ótimo post! Ajudou bastante. Parabéns!
Muito obrigado, pessoal!! Vou preparar mais dicas do Open Office para o pajeonline!! Continuem nos visitando!!
Era exatamente isso q eu estava tentando fazer e não encontrava nem na ajuda...
Valeu
Olá Fernando,
Obrigado pelo retorno!! De fato, este é um recurso tão precioso quanto obscuramente documentado. Talvez por isto eu tenha me motivado a escrever este artigo: divulgar como realizar uma tarefa que é tão útil e nem é tão difícil.
Excelente! Obrigado por compartilhar o conhecimento.
Beleza, Daniel!!
Muito obrigado pelo retorno!!
Planejo colocar mais artigos sobre o Open Office. Continue nos visitando!!
Excelente! Muito útil. Era o que eu estava procurando. Valeu!
Obrigado, Luciano!!
Fico feliz de ter sido útil!!
Estamos investindo em artigos sobre o Open/Libre/Br Office, já que o assunto é de grande valor para a comunidade. Volte sempre!!
Olá, adorei a dica, foi a explicação mais simples, e prática que encontrei na net.
Beleza, Fernanda!! Muito obrigado!! Continue visitando o Pajé!!
Amei!!! Era o que eu estava precisando!
Beleza, Divana!!
Obrigado pelo retorno e pelo entusiasmo!! Torço que o pajeonline sempre te ajude com boas dicas e tutoriais!!
Muito obrigado, bem objetivo e solucionou o problema!
Obrigado, Naim!
Espero que o pajeonline continue ajudando a vc e a muitos outros com boas dicas e tutoriais!!
Abraços,
Pajé
Ufa!!! Finalmente encontrei um post que me ajudou a descobrir algumas coisas do OpenOffice... Obrigada !!!
Disponha!! Há mais artigos sobre o Open/LibreOffice no Pajé Online. Posso recomendar mais um??
LibreOffice: Como Copiar Textos de uma Planilha do Calc para uma Tabela do Writer
Salvou o dia aqui...
obrigado
Disponha, Luciano!!
Espero que o pajeonline continue ajudando sempre!! É um prazer!!
Amigo, é possível inserir uma cor para cada palavra da lista? Por exemplo, se um pedido foi aprovado a palavra aprovada aparece verde, se está pendente aparece azul e se não foi aprovado aparece vermelho sem fazer manualmente. É possível?
Olá amigo,
É possível marcar os valores com cores sim. Na verdade, é possível muito mais do que isto. Basta apenas você se valer de um recurso que está no menu Formatar (Format), sub-opção Formatação Condicional (Conditional Formatting), e sub-opção Condição (Condition). Na janela que abrir, coloque os nomes que devem ficar em cada cor no campo de texto (sempre entre aspas) e utilize o estilo correspondente à cor que deseja, ou crie um estilo novo.
Em breve farei um artigo só sobre isto, então eu o convido a voltar ao pajeonline para ler com detalhes sobre como fazer este procedimento.
Muito bom, rápido e objetivo. Obrigado.
Disponha, amigo! Torço que continue visitando o pajé online para novas informações. Muito grato!
Pajé, vc é demais! valeu pela ajuda.
Obrigado, amigo!! Volte sempre ao Pajé!! Espero continuar contribuindo!!
obrigado
Tem como criar um calendário suspenso sem ser através de formulário?
Olá Leonardo,
Para fazer isso, será preciso programar em linguagem de script, ou utilizar um plug-in. Apenas com o uso das ferramentas do LibreOffice, algo sofisticado como um calendário flutuante não será possível. Há um plug-in (não tão recente) que talvez você se interessasse em experimentar:
http://extensions.libreoffice.org/extension-center/calendar-for-calc
Espero que ajude!
SHOWWWW
Obrigado, Guilherme!
Excelente ! Uma explicação de fácil compreensão. Foi um sucesso mais esse aprendizado.
Muito grato, amigo!!
MUITO OBRIGADO !!!
FOI DE GRANDE VALIA
Disponha, Wolmar! É um prazer!
A melhor e mais simples explicação que encontrei, nem os vídeos conseguiram ser eficientes. Parabéns!!
Poxa, muito obrigada!!
Muito obrigado. Deu tudo certo, você é d+!
Excelente tutorial, Pajé! Ajudando bastante no trabalho remoto em 2020.
Muito obrigada! Ajudou muito
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