domingo, 28 de junho de 2009

Qual a Resolução de Vídeo e Som do Youtube?

Recentemente, publiquei (ampliei e revisei algumas vezes) um artigo sobre o programa ffmpeg, uma excelente ferramenta gratuita para manipular vídeos, sons e legendas. Desde então, muitas pessoas têm me procurado (inclusive pessoalmente) pedindo dicas sobre como fazer um vídeo para colocar no Youtube (ou em outro portal de difusão de vídeos). Logo, para colaborar com nossos amigos, resolvi colocar aqui algumas dicas sobre os procedimentos necessários para fazer uma boa gravação de vídeo (com som) para divulgar no Youtube.


  • Gravação
Não é mistério para ninguém, mas preciso salientar que os vídeos destes portais de streaming não são lá de grande resolução, então tente fazer uma gravação que contenha boa luminosidade, com foco sempre bem controlado, e excelente captação de som. Tente usar microfones e uma mesa de som, se for possível. Os microfones devem ser próprios para o tipo de captação que você quer: seja direcional ou de ambiente. Evite usar microfones embutidos nas máquinas, especialmente se for webcam... mesmo que a gravação do som esteja com boa qualidade, o microfone certamente não lhe vai prouver a captação que você precisa.
Para o vídeo, evite cenas muito rápidas ou tremer a câmera, pois isto pode superar o frame rate (a "velocidade" da gravação, ou seja, a quantidade de quadros por segundo) e acabar sujando a tela com sombras e traços desfocados. Se a filmagem for em local aberto ou em um espaço muito grande (igrejas, teatros, salões, quintais, etc.), evite que seu objeto fique muito distante, porque pode sumir dentro do vídeo. Lembre-se de que, ao descer a resolução, coisas muito pequenas podem virar manchinhas ininteligíveis. Assim, não dá para filmar uma partida de futebol, por exemplo, de muito longe, e esperar que, no filme, você veja o número de cada jogador...
Importantíssimo: os vídeos devem ser sempre gravados mantendo (independente da resolução) a proporção de 4/3, que é a proporção das TVs antigas. Nunca grave seu vídeo em proporção de cinema, aquela 16/9, pois vai ser duro de encaixar no formato desejado, e você vai acabar perdendo conteúdo, ou ficando com as bordas superior e inferior pretas, diminuindo ainda mais o tamanho de seu vídeo...

  • Conversão
Quando colocamos os vídeos no Youtube, eles são convertidos para resoluções e dimensões padronizadas, procurando, no entanto, respeitar as proporções do original. Vamos aos detalhes técnicos:

SOM: É possível usar a freqüência de 44100 Hz, som estéreo. Esta é uma freqüência ótima e presente em muitas outras gravações consideradas de boa qualidade. Use esta configuração para gravar seu vídeo. Todavia, se o som não for importante, pode diminuir a freqüência para 22050 Hz e mono.

VÍDEO: É permitida a escolha do frame rate, ou 25fps ou 29,97fps. A diferença é pequena, então utilize o padrão que mais lhe agrade ou que lhe seja mais fácil de configurar, dependendo do seu sistema (PAL-M, NTSC, etc.). Muita importância há na resolução do vídeo: resoluções comuns são: 320x238, 450x360, 480x360, 320x240. Os vídeos em formato de cinema podem ser baixado em MP4 e ficam a 320x240.
A janelinha do Youtube é de tamanho fixo (630x360), e o seu vídeo terá uma das resoluções acima (ou alguma próxima), adaptando-se para caber nesta janela...

  • Como Baixar Vídeos do Youtube??
De maneira bem simples e rápida, e ainda podendo escolher entre o formato FLV (baixa resolução) e o MP4 (com melhor resolução), utilize o portal http://keepvid.com. Basta entrar nele, tendo saído de uma página do Youtube, que ele já captura aquele vídeo, converte e te dá os 2 links de download: o de baixa e o de alta resolução.

  • Como Examinar as Streams Presentes no meu Vídeo??
Para examinar detalhes sobre as streams de vídeo e áudio, baixamos alguns vídeos e utilizamos o programa ffmpeg, com a opção "ffmpeg -i [nome do arquivo]". Você pode utilizar qualquer editor de vídeo para colher estas informações. Observe que o ffmpeg também informa o codec de gravação do som e do vídeo, além de reconhecer facilmente o padrão FLV (Flash Vídeo), ao contrário de muitos editores de vídeo.

  • Conclusão...
Estas breve dicas são direcionadas para quem quer publicar no Youtube (ou outros portais de vídeos) gravações de reuniões, aulas, apresentações, palestras, encontros, experimentos, eventos, etc., que, sendo caras, necessitam ser bem gravadas e publicadas adequadamente. Espero ter ajudado!!

E, como sempre: gostou?? Detestou?? COMENTE!!!!!!