quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Usando o Firefox e o Iceweasel Simultaneamente



Algumas distribuições, como o Debian, vêm com o navegador Iceweasel, um navegador em quase tudo igual ao Firefox, com a única diferença que ele substitui algumas bibliotecas não livres (ou seja: apesar de gratuitas, não têm o código-fonte livre) que o Firefox usa internamente por outras equivalentes em open source.
Bom, agora vem o problema: o Firefox se atualiza e lança novas versões com muita freqüência, garantindo a qualidade e segurança, além da modernidade, do produto. O Iceweasel, no entanto, demora muito para lançar novas versões, ficando para trás tanto tecnologicamente quanto em termos de segurança, pois as suas falhas passam a ser mais conhecidas, difundidas e exploradas.
Instalar o Firefox por algum gerenciador de pacotes ou ferramenta de atualização, como o apt-get, poderá comprometer o seu Iceweasel que está funcionando direitinho... então segue a dica, para poder usar facilmente a ambos e testar bastante antes de decidir com qual ficar!!

  • Baixe a versão compilada do Firefox, no próprio portal http://www.firefox.com. Deve ser um arquivo no formato .tar.bz2 (ex: firefox-3.6.tar.bz2);
  • Coloque o arquivo na sua área de usuário (ex: /home/user);
  • Descomprima com o comando: tar -jxvf firefox-3.6.tar.bz2 (o parâmetro "j" é para filtrar com o bzip2 antes de desempacotar o arquivo tar);
  • Agora basta usar o Firefox: digite cd firefox (para acessar o diretório recém-criado) e ./firefox (chamando o executável do Firefox);
  • O Firefox vai carregar, reconhecendo todos os favoritos, plugins e demais apetrechos que você instalou no Iceweasel!!

OBS1: não precisa ser root em nenhum momento!!
OBS2: por precaução, antes de qualquer coisa, faça backup de seus favoritos!!
OBS3: Note que isto instala o Firefox na área de um usuário, e não em todo o sistema, o que pode o tornar indisponível para outros usuários de sua máquina.

Depois de testar, você pode se tornar administrador e instalar o Firefox para uso por todos os usuários do sistema (colocando-o, por exemplo, em /opt/firefox e criando um link simbólico para seu executável em /usr/bin, ou algum outro local que esteja no PATH do sistema).

Importante: antes de fazer isso, convém atualizar o seu sistema, para garantir que você terá as bibliotecas corretas necessárias para rodar o Firefox:

  • apt-get update
  • apt-get dist-upgrade (este aqui pode demorar!!)

Boa sorte!! E, claro, COMENTE!!!
Curiosidade: este artigo foi escrito no Firefox 3.6 local, testando o procedimento que descrevi!!

Nenhum comentário: