sábado, 29 de maio de 2010

Como Trocar o Nome do Servidor

Trocar o nome do servidor é uma coisa simples, porém pode ser capciosa de se fazer em modo texto. Basicamente, existem dois caminhos, ambos devendo ser realizados pelo superusuário (root):

hostname novonome

Este comando acima troca o nome do servidor (hostname), porém de forma não permanente, ou seja, esta troca será perdida se o servidor for reiniciado. Serve para testes ou para alguma troca temporária, sem afetar as configurações da máquina. Para verificar a troca de nome, basta usar o mesmo comando (hostname), sem argumentos.
Caso seja requerida a troca permanente do nome do servidor, basta editar os seguintes arquivos:

vi /etc/hostname
vi /etc/hosts

O /etc/hostname é um arquivos que deve conter apenas uma linha, com uma palavra, que é o nome do host. Não use espaços ou nomes que não serão reconhecidos numa rede TCP!! Em muitos casos, basta editar este arquivo, reiniciar a máquina, e estará tudo resolvido!!
O /etc/hosts é um arquivo com diversas informações de roteamentos e redirecionamentos de rede. Geralmente encontramos nele tabelas de nomes e IPs e algumas instruções para o IPv6 resolver tranqüilamente. Caso o /etc/hosts contenha, em algum lugar, o nome antigo, este deve também ser substituído pelo nome novo.

Beleza: dica rápida, fácil e segura!! Boa sorte e, claro, COMENTEM!!!

3 comentários:

Unknown disse...

Obriga do ajudou bastante...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Pajé disse...

Disponha, Ronaldo!! Estamos aqui para ajudar!!

Abraços do Pajé!!