sábado, 4 de setembro de 2010

KTurtle: Programando em Logo no KDE


O KTurtle, da suíte do KDE. Fácil e simples ambiente de programação em Logo.



Um exemplo das possibilidades de desenho com a tartaruguinha...


Existem inúmeros usuários do KDE no mundo hoje em dia, mas ainda muito poucos conhecem a grande diversidade de programas da sua suíte. Posso mesmo arriscar dizer que, talvez por não serem essenciais para o funcionamento da interface, muitos destes programas são verdadeiramente marginalizados e esquecidos pelas distros populares de Linux e seus usuários. Dentre tais cito especialmente os diversos aplicativos da seção Educação, dividida em quatro ricas sub-seções: Linguagens, Matemática, Miscelânea e Ciência. Hoje vou tratar do KTurtle, presente na sub-seção Miscelânea.
O KTurtle é um simpático interpretador para a antiga linguagem Logo, criada por Seymour Papert do MIT Artificial Intelligence Laboratory em 1967. O grande objetivo deste programa, assim como o da linguagem que interpreta, é, segundo seus desenvolvedores, “tornar a programação tão fácil e acessível quanto possível” (Manual do KTurtle), de forma a poder ensinar a crianças, de modo agradável, intuitivo e prático, os fundamentos da matemática, geometria e programação.
Enfim, o Logo é uma linguagem cujo principal fim é criar programas que, através do cálculo de variáveis e das estruturas básicas de algoritmos, consigam gerar números que vão orientar o movimento de uma sorridente tartaruguinha na tela. Mover a tartaruguinha ensina matemática e geometria, mas também ensina programação, lógica e alguma coisa artística, com sorte...
O KTurtle é é uma ferramenta fantástica para este objetivo: possui uma interface simples e fácil de usar, aceita modo de tela cheia e numeração das linhas do código, possui identificação colorida de sintaxe, tem várias velocidades de execução, para a observação mais apropriada do movimento da tartaruga e permitindo ao usuário, inclusive, pausar a execução a qualquer momento e retomá-la quando quiser, ou mesmo mudar a velocidade durante a execução, após soltar o botão pause. Quando executando em qualquer velocidade (exceto a mais rápida), cada comando é marcado no momento de sua execução, facilitando a depuração e entendimento do código. Possui uma boa ferramenta de seleção de cores. Por fim, os lindos deseninhos feitos com nossa amiga tartaruguinha podem ser salvos em arquivos PNG.
Como um dos objetivos do Logo é ser acessível e ter seus comandos traduzidos para a linguagem do usuário, o KTurtle suporta igualmente traduções para outros idiomas além do inglês.


  • Exemplo de Código em Logo

Um exemplo de um programa bem simples em Logo está listado abaixo, com o resultado do movimento da tartaruguinha na figura correspondente. Observe que o Logo permite inclusive estruturas de repetição (com o comando repeat).

repeat 9 [

go 150, 130
repeat 20 [
turnright 10
forward 10
]

]





  • Concluindo

Considero o Logo uma boa ferramenta para a educação e me espanto em vê-la tão pouco explorada. Acredito que isto se dê devido especialmente à desinformação neste campo, visto que hoje é relativamente fácil se encontrar laboratórios de informática nas escolas e existem aplicativos como o KDE e o KTurtle que rodam mesmo em máquinas mais humildes, oferecendo, todavia, gratuitamente e com alta qualidade, fartos recursos para a excelência desejada na experiência com dada linguagem e cumprimento de seus objetivos.

2 comentários:

Leonardo Barichello disse...

Sugiro o endereço http://www.mais.mat.br/wiki/Kturtle que traz vários códigos interessantes do Kturtle.

O Pajé disse...

Obrigado pela dica, Leonardo!! Muito legal o site!!