quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Controlando o Autostart do KDE 4

Para quem usa o KDE4 (ou mesmo versões anteriores do KDE), certamente já é claro que existe uma maneira de controlar o que deve ou não ser iniciado diretamente no momento do login (quando a sua seção se inicia). Este recurso é chamado "Autostart". Este artigo mostra de maneira fácil e rápida como gerenciar os programas que devem ser iniciados automaticamente, ou seja, que devem constar no Autostart do KDE.


  • Onde está o Autostart??

O Autostart nada mais é do que um diretório com informações dos programas que devem ser iniciados automaticamente. Existem dois desses diretórios, a saber, um a nível geral do sistema (controlado pelo root) e outro a nível de usuário:

# Autostart do usuário
ls /home/usuario/.kde/share/autostart/
# substitua "usuario" pelo nome de seu usuario!!

# Autostart do sistema
ls /usr/share/autostart/

OBS: em algumas distribuições, o diretório do usuário pode estar em "/home/usuario/.kde/Autostart/".

Assim, remover um programa chato que inicia automaticamente sem ser desejado consiste apenas em verificar o nome dele nestas duas listagens acima e apagar seu(s) respectivo(s) arquivo(s).


  • Controlando o Autostart do KDE Graficamente

Uma outra maneira (a nível de usuário) de controlar graficamente o que inicia com o KDE4 é acessar as Configurações do Sistema (System Settings), aba Avançado (Advanced) e clicar no ícone "Iniciar Automaticamente". Note que este recurso não informa o que é iniciado automaticamente segundo as configurações gerais do sistema, porém apenas segundo as configurações particulares do usuário. Vide a imagem abaixo:



Existem dois botões nesta janela:

Adicionar Programa: Permite que um programa existente no seu menu K seja selecionado e adicionado ao seu Autostart.
Adicionar Script: se você tem um script executável (que, no entanto, não está presente no menu K), ele pode ser adicionado através deste botão.

OBS: aparentemente, esta solução gráfica opera independentemente dos diretórios acima mencionados. Assim, possivelmente o que você adicionar aqui não encontrará correspondente nos diretórios mostrados, mas é bom conhecer as duas maneiras, para saber investigar seu sistema e conhecer o que realmente está acontecendo!


  • O Que Tem Nesses Diretórios do Autostart??

São simplesmente pequenos arquivos texto terminados com ".desktop", contendo informações do programa a que se referem e a maneira como o KDE deverá executá-lo. Vide o exemplo de um deles:

cat /usr/share/autostart/klipper.desktop
[Desktop Entry]
Name=Klipper
GenericName=Clipboard Tool
Exec=klipper
Icon=klipper
Type=Application
X-DocPath=klipper/index.html
Terminal=false
X-KDE-autostart-after=panel
X-KDE-StartupNotify=false
X-DBUS-StartupType=Unique
X-KDE-UniqueApplet=true
X-KDE-autostart-condition=klipperrc:General:AutoStart:true
OnlyShowIn=KDE;
Categories=Qt;KDE;Utility;X-KDE-Utilities-Desktop;
Comment=A cut & paste history utility

X-Ubuntu-Gettext-Domain=desktop_kdebase-workspace

Claro que você não vai tentar escrever um arquivo destes diretamente, pois poderá omitir uma opção importante ou configurar algo erradamente. Procure deixar que estes arquivos se gerem de forma automática pelos próprios programas ou utilize o inicializador gráfico, conforme mostrado acima. O conhecimento destes detalhes é útil mormente no sentido de se verificar a que programa pertence cada arquivo .desktop e a ajudá-lo a apagar o inicializador de algum programa intrometido que o inseriu sem sua permissão.

Bom, espero que este pequeno tutorial tenha lhe ajudado a administrar melhor seu KDE e sua seção!! Boa sorte!!

Nenhum comentário: