sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Instalando o Suporte a PHP5 no Apache2 (Ubuntu, Debian, etc.)

O PHP é uma linguagem bastante popular de programação para páginas dinâmicas na web. Vários sistemas importantes utilizam esta linguagem, como o MediaWiki e o WordPress. Este artigo é bem breve e ensina como instalá-lo no Apache Web Server 2.
Como vocês sabem, o Apache é um servidor web muito flexível, baseado em módulos. Inicialmente, ele não tem suporte a PHP, mas você pode instalar gratuitamente o módulo de PHP (e o suporte à linguagem), de forma que ele passe a entender e executar o PHP. Assim, após instalado o Apache 2, é preciso que se instale, como root, os seguintes pacotes:

apt-get install php5 libapache2-mod-php5

O pacote php5 contém a linguagem em si e o interpretador para executar seus comandos. O pacote libapache2-mod-php5 contém o módulo do Apache que é capaz de ligar o código escrito em PHP de cada página web de seu servidor ao interpretador de PHP instalado pelo primeiro pacote, de forma a executar com sucesso o referido código.
Após esta instalação, se o servidor Apache não for reiniciado automaticamente (o que muito provavelmente deve acontecer, devido aos scripts do apt-get), você deverá reiniciá-lo, de sorte a carregar o novo módulo. Para tanto, ainda como root, digite:

/etc/init.d/apache2 restart

Simples, rápido e indolor!! Se você não usa uma distro Linux baseada em Debian, você poderá achar estes mesmos pacotes (ou outros com nomes muito similares) no seu gerenciador de pacotes padrão e poderá instalá-los sem medo.
Não tenha medo se seu servidor tem páginas antigas escritas para PHP4. Instalar o PHP5 em geral não afeta nem prejudica as páginas escritas para PHP4 ou anterior. Claro que vale sempre a pena fazer backup e testes, mas em muitas ocasiões tudo funcionará corretamente.
Se você é teimoso e quer conferir se o módulo foi carregado corretamente após esta operação toda, digite:

ls /etc/apache2/mods-enabled/php5*
/etc/apache2/mods-enabled/php5.conf /etc/apache2/mods-enabled/php5.load

Estes dois arquivos devem aparecer como saída para o comando ls, indicando que o módulo está instalado e ativo.

2 comentários:

Davidson disse...

Poxa, realmente simples e indolor. Lembro que havia instalado o php à uns tempos atrás (axo que anos,kkk) e tive tanta trabalheira, que fiquei até receoso de que somente essas poucas linhas dessem certo.

Mas vlw, são caras assim como vc que tornam o mundo linux melhor e + facil tb, :D

O Pajé disse...

Muito obrigado pelas palavras, Davidson!! São comentários como este que me mantêm sempre ativo e entusiasmado, procurando publicar mais dicas, tutoriais e textos sobre Linux!!

Pajé