terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Instalando a Suíte Ubuntu Studio no Ubuntu

O Ubuntu Studio nada mais é do que uma modificação do Ubuntu para compreender uma série de programas de áudio, vídeo e multimídia. Assim como o Edubuntu, todos estes programas, seus temas e suas configurações especiais (inclusive o Kernel do Ubuntu Studio) podem ser fácil e seguramente instalados via apt-get, a partir de uma distribuição padrão do Ubuntu ou Kubuntu.
Claro: instalar quilos e quilos de programas que vêm com o Ubuntu Studio via apt-get, além de todas as suas dependências, não é tarefa fácil!! Para diminuir esta tortura, o repositório padrão do Ubuntu tem alguns meta-pacotes que englobam todas as seções do Studio que se deseje instalar!! Este artigo mostra a lista dos meta-pacotes e ensina como instalá-los!!


  • Pacotes e Meta-pacotes do Ubuntu Studio

Um meta-pacote é um pacote que, ao invés de conter um programa ou biblioteca, contém um monte de referências a outros programas, que são computados como dependências. Assim, por ser um pacote vazio, ele na verdade não instala nada, mas exige um monte de dependências que serão forçosamente instaladas ao se instalar o meta-pacote em questão. Esta é uma maneira simples e ágil de se agrupar programas e bibliotecas diferentes em um único pacote.
Abaixo, a lista completa de pacotes e meta-pacotes do Ubuntu Studio. Note que não necessariamente é preciso que se instale todos estes pacotes!! Você pode instalar apenas aqueles que interessam.

ubuntustudio-audio: contém referências para toda a coleção de aplicativos para criação e edição de áudio do Ubuntu Studio.

ubuntustudio-audio-plugins: plugins do projeto LADSPA e DSSI.

ubuntustudio-controls: este de fato não é um meta-pacote, mas um programa mesmo. Trata-se de um configurador gráfico de opções internas de Áudio e Vídeo desenhado especificamente para o Ubuntu Studio.

ubuntustudio-default-settings: pacote com configurações padrão para o Ubuntu Studio e um tema gráfico personalizado para o Desktop (o Ubuntu Studio usa o Gnome por padrão, mas nada impede de utilizar o seu artwork no KDE, se desejado).

ubuntustudio-desktop: todos os aplicativos responsáveis pela parte gráfica do sistema, incluindo o gerenciador de janelas.

ubuntustudio-font-meta: algumas fontes para aprimorar sua experiência no uso dos programas gráficos.

ubuntustudio-gdm-theme: se você usa o Gnome e o GDM (Gnome Desktop Manager) para fazer login, talvez se interesse em instalar um tema personalizado do Ubuntu Studio para o GDM. Desculpe, não existe um equivalente para o KDM...

ubuntustudio-graphics: contém referências para toda a coleção de aplicativos para criação e edição gráfica em 2D e 3D do Ubuntu Studio.

ubuntustudio-icon-theme: contém o tema de ícones padrão do Ubuntu Studio.

ubuntustudio-look: contém referências a todos os pacotes de temas e perfumaria gráfica do Ubuntu Studio (inclusive o de sons ali embaixo). Serve como um atalho para não precisar explicitá-los um por um.

ubuntustudio-menu: instala um menu para o Ubuntu Studio, com submenus "Áudio" e "Vídeo".

ubuntustudio-screensaver: como o próprio nome diz, instala protetores de tela (oriundos do gnome-screensaver).

ubuntustudio-sounds: mais um item de perfumaria: sons personalizados para o Desktop do Ubuntu Studio.

ubuntustudio-theme: configurações do GTK e do Metacity para o visual do Ubuntu Studio.

ubuntustudio-video: contém referências para toda a coleção de aplicativos para criação e edição de vídeos do Ubuntu Studio, incluindo ripadores de DVD.

ubuntustudio-wallpapers: contém lindos panos de fundo para seu ambiente de trabalho do Ubuntu Studio!!


  • Finalmente, Instalando!!

Bom, tenha em mente que a instalação destes pacotes vai obrigar que se baixe e se instale uma enorme quantidade de dependências e que esta operação não é rápida, mesmo que sua conexão seja boa. Portanto, faça a instalação em um momento apropriado. Toda a instalação deve ser feita como root, evidentemente.

Uma sugestão para quem vai utilizar os programas de música e áudio:

apt-get install ubuntustudio-audio ubuntustudio-audio-plugins ubuntustudio-controls ubuntustudio-default-settings ubuntustudio-desktop ubuntustudio-look ubuntustudio-menu ubuntustudio-screensaver
apt-get clean

Uma sugestão para quem vai usar os programas de gráficos e vídeo:

apt-get install ubuntustudio-video ubuntustudio-font-meta ubuntustudio-controls ubuntustudio-default-settings ubuntustudio-desktop ubuntustudio-look ubuntustudio-menu ubuntustudio-screensaver
apt-get clean


Agora é só esperar o comando baixar e instalar tudo isso!! Boa sorte!!

2 comentários:

Paulo disse...

Uma alternativa também para instalação é o Ubuntu One, que é uma central de instalação parecida com o Yast do OpenSuSE. Funciona muito bem. Eu instalei o Hydrogen, Rosegarden, TuxGuitar, Audacity e mais outros pacotes de midi via Ubuntu One.

O Pajé disse...

Muito boa dica!! De fato, existem outras maneiras de instalar estes aplicativos, i.e., usando o Ubuntu One ou o Synaptic, muito úteis por sinal, especialmente para quem quer instalar um ou outro programa isoladamente. Para quem quer instalar a suíte de aplicativos, então é necessário conhecer os meta-pacotes e selecionar os que interessam.