quinta-feira, 23 de maio de 2013

LibreOffice: Como Copiar Textos de uma Planilha do Calc para uma Tabela do Writer

1- O Cenário

Creio que muitas pessoas já devam ter passado por este problema: após uma imensa jornada de trabalho, conseguem finalmente concluir uma linda planilha no Calc do LibreOffice. Esta planilha tem, naturalmente, uma coleção gigantesca de linhas, cada uma com muitos dados em várias colunas. Portanto, convém que este volume de informações não deva ser digitada novamente.
Contudo, para a apresentação final de seu trabalho, toda esta planilha, ou, quem sabe, parte dela, deve ser inserida no corpo de um texto maior, gerado no Writer do LibreOffice. Ocorre que estes dados se encaixam perfeitamente em uma tabela do texto, de modo que fiquem facilmente organizados, identificados e estratificados do discurso escrito presente no documento.
Assim, você marca e copia todas as células (das colunas e linhas da sua planilha) que deseja importar para a tabela do documento de texto e, ao clicar na primeira célula da tabela e tentar colar, surpreende-se com um comportamento estranho: todo o conteúdo é colado dentre de uma única célula, aquela onde você estava com o cursor. O Writer não consegue identificar no conteúdo a presença de diferentes células da planilha e fazer a correspondência para as células da tabela do texto.
E agora, como resolver isso??


2- A Solução

Fiquem calmos, é possível fazer esta operação, ainda que não tão automaticamente, mas sem dor. Basta seguir estes passos:

PASSO 01: Vamos à planilha do Calc e copiamos todas as células que desejamos importar para a tabela do editor de textos Writer.

Figura 01: Copiando uma seleção de células da planilha Calc do LibreOffice.



PASSO 02: Agora abrimos o texto do Writer e, em uma posição vazia e fora da tabela, selecionamos a opção Colar Especial do menu Editar (ou Control + Shift + V). Surge uma janela com opções especiais de colagem e selecionamos a opção Texto Formatado (RTF).

Figura 02: Janela de Colar Especial, do menu Editar.

 Selecionada esta opção, o conteúdo das células da planilha entrarão no formato de uma nova tabela, a partir da posição de seu cursor. Esta tabela já é uma tabela comum do Writer e você pode usá-la, adaptá-la ou formatá-la, se desejar.

Figura 03: Conteúdo da planilha do Calc inserido no formato de tabela do Writer.


PASSO 03: Porém, se você já tem uma tabela pronta, vazia e formatada em seu documento de texto e deseja inserir estes dados nela, basta copiar e colar normalmente, ou mesmo marcar e arrastar os valores, dentro do Writer. Neste caso, a tabela criada automaticamente no momento da colagem ficará vazia e, para apagá-la, basta selecionar todas as suas células e clicar no botão Apagar Linha.


3- Conclusões

 Este rápido artigo pretendeu ensinar uma técnica muito simples e rápida de migração de dados de uma planilha eletrônica do Calc do LibreOffice para uma tabela do Writer, sem perda de dados ou da formatação, como também sem qualquer esforço para redigitar todo ou parte dos dados. Possivelmente, versões futuras do LibreOffice permitirão a colagem direta destes conteúdos dentro de uma tabela pré-existente (ao menos é o que os desenvolvedores prometem...).
Espero sinceramente ter ajudado e, claro, como sempre pedimos: COMENTEM!!


9 comentários:

Adriano Brito disse...

Obrigado!

Essa dica quebrou-me um grande galho. Simples, objetiva e funcional.

Vlw.

O Pajé disse...

Obrigado, Adriano!! Espero que o Pajé Online continue te ajudando sempre!!

Michy disse...

Obrigada!

Estava aqui quebrando a cabeça em como fazer. Sua explicação foi clara e sucinta

O Pajé disse...

Maravilha, Michy!! Muito obrigado pelo comentário!! Espero poder continuar ajudando sempre!!

Glaysson disse...

Cara. Valeu demais.

Rodrigo Justi disse...

E pra fazer o contrário? Uma tabela do Writer, jogar no Calc?

Anônimo disse...

Show de bola!!!!!!! Precisava migrar vários dados do calc para o write, fiz isso na maior facilidade sem ter que digitar tudo de novo. Parabéns!!!!!!!

O Pajé disse...

Obrigado, amigo!!
Fico feliz de ter ajudado!! Volte sempre ao Pajé Online!!
Abraços!!

Bruno disse...

Show!