quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Emprego e Linguagens de Programação

Se uma coisa é diversificada no mundo da informática, então estamos falando de linguagens de programação. E, na hora de se tornar um desenvolvedor profissional, não basta saber que elas existem. É preciso dominá-las. Porém, dominar implica em dedicação, investimento, tempo e, principalmente, especialização, aprofundamento. Trocando em miúdos: não dá pra dominar muitas linguagens ao mesmo tempo... infelizmente, eu diria que dá pra dominar, na verdade, muito poucas! Embora, durante a trajetória profissional, passemos eventualmente por algumas, quiçá várias, linguagens, o fato é que uma linguagem é como o instrumento que você toca ou a língua que você escreve: você tem uma e pronto. Uma definitiva, uma principal. As outras são casuais, folhas avulsas do livro de sua vida que voam flácidas aos ventos do outono...
Bonito! E agora? Se tenho que escolher uma linguagem para me aprimorar e mergulhar na vida profissional, qual será? Como farei esta importante decisão?
Não se acanhe... O Pajé trouxe a solução para você! Reflita sobre os itens abaixo, e você terá bons parâmetros para começar sua carreira de maneira certa e objetiva!

Onde quero atuar?
  • Se eu quero ser administrador de redes, é bom saber algo de Shell Script, como Bourne Shell ou C Shell. Isto te tornará apto a escrever scripts para qualquer sistema UNIX like. É possível, de fato, escrever maravilhas, programas inteiros, inclusive com interface gráfica!
  • Se eu quero desenvolver sistemas para Web, então preciso aprender as linguagens dos navegadores, como: JavaScript, HTML, CSS (ou, mais profundamente, XHTML e XML), muitas bem documentadas nas especificações do W3C. Além disso, preciso aprender uma linguagem dinâmica, como PHP ou Java.
  • Se eu quero ser web designer, então ainda sim preciso aprender alguma linguagem (embora muitos se recusem)!! Para me ajudar neste ofício, sempre será bom saber HTML, CSS e/ou ActionScript, por exemplo.
  • Quero ser DBA! Então é bom saber SQL e as suas irritantes variações que cada banco de dados oferece, com suas ferramentas próprias para gerar desde simples pesquisas no banco até complexas stored procedures.
  • Meu mercado será o de jogos? Então convém saber Lua!

Onde encontrarei emprego mais facilmente?

Difícil dizer, mas sabemos que o mercado tem procurado muitos profissionais de sistemas de informação, aqueles que programam em PHP, Java, C#, tecnologias web diversas, ActionScript, etc. Por outro lado, sabemos que Python tem crescido e, oportunamente, abrirá novos horizontes àqueles que lhe têm perseverado. É importante observar que, em média, linguagens orientadas a objetos têm crescido muito, enquanto linguagens procedurais têm caído no mercado. Java parece ser a linguagem mais utilizada no mundo, segundo pesquisas, seguida por C e C++. Uma excelente dica está aqui, onde se pode ser levado ao ranking atualizado das linguagens de programação.

Como devo proceder?

Converse com amigos, colegas e professores sobre as oportunidades de trabalho e as características de cada linguagem. Escolha uma que lhe agrade, pois ela será seu objeto de estudo e trabalho intenso durante muito tempo. É essencial (digo: essencial!!) que você, por mais adiantado que se torne, continue estudando e praticando. Busque as novidades da sua linguagem. As novas APIs, novas versões, novas IDEs, etc. Manter-se atualizado é fundamental.
Outra palavra de ordem: integração. O Pascal estava em pleno declínio, daí o OpenPascal surgiu, permitindo integrar Pascal com GTK, e abriu-se-lhe um novo leque de possibilidades, ganhando novo vigor!! Há anos a indústria vem investindo em ferramentas para integrações e troca de informações, exigindo do profissional conhecimento em XML, SOAP (para "falar" com Web Services), etc. Seja um profissional flexível e você terá mais chances!

Nenhum comentário: