sábado, 13 de setembro de 2008

Lançado o GWT 1.5!

Depois de vários meses de desenvolvimento intenso e grande expectativa, foi lançada pela Google a mais nova versão estável do GWT, a 1.5.2. O GWT - ou Google Web Toolkit - é um arcabouço de desenvolvimento web para Java que tem conquistado grande número de adeptos desde o seu lançamento, em 2006. A proposta da Google é ter uma abordagem totalmente nova para o desenvolvimento web: ao passo em que os arcabouços tradicionais estão centrados em ampliar e facilitar o uso de JSPs e Servlets, como o Struts, da Apache, e o JSF - Java Server Faces - da Sun, o GWT não lida com JSPs e mal necessita de HTMLs ou javascript diretamente: com ele, o desenvolvedor escreve todo o seu sistema em Java, desde a parte de servidor até a interface do cliente!

O GWT provê uma vasta API para compor e lidar com os objetos de interface (do DOM) e seus eventos, incluindo muitos componentes complexos. Estas classes são compiladas para javascript, que, em tempo de execução, montará a interface dinamicamente, com o bom e velho DHTML. Praticamente todas as classes do GWT estão preparadas para escutar um ou mais eventos, cujos comportamentos podem ser definindos implementando-se classes listeners para eles a partir de interfaces já fornecidas.

Utilizando o GWT, o desenvolvedor escreve a interface como se estivesse programando uma GUI (ao estilo do Swing). Todas as chamadas ao servidor são via AJAX, obedecendo uma arquitetura de alto nível fornecida pelo GWT, que facilita a manutenção e criação das chamadas e garante ser compatível com os principais navegadores do mercado. Sistemas feitos em GWT podem ser construirídos inteiramente sobre um único arquivo HTML de não mais de 10 ou 15 linhas. O sistema todo funciona sem recarregar a tela uma única vez. O desenvolvedor não precisa usar taglibs, jsp, javascript, XML, etc., apenas o seu rotineiro Java, o que lhe proporciona a facilidade de criar e testar a interface toda com breakpoints em sua IDE predileta (como o eclipse ou o netbeans).

O lançamento da nova versão foi ansiosamente aguardado, vez que a anterior, o GWT 1.4, era compatível apenas com Java 1.4, o que frustrava muitas vezes o desenvolvedor, impedido-o de usar anotações, ter a segurança dos generics (como fazem falta!!), dentre outras facilidades do Java 5 (como aqueles fantásticos métodos do objeto String - i.e. o contains - que só entraram no Java 5 e são tão úteis!). Mas a Google não perdeu tempo: o GWT 1.5 aprimora o arcabouço, tornando-o totalmente compatível com Java 5 (já não era sem tempo!!), além de lhe acrescentar muitas outras novidades. O frenesi do lançamento foi tão grande que, nos primeiros dias, dificilmente se conseguia baixar o GWT novo, pois a conexão quase sempre caía devido ao maciço acesso aos servidores!

Interessou-se pelo GWT mas não sabe por onde começar?? Já é usuário avançado e quer algumas dicas?? Por isso - e por você! - o Pajé adinantou-se, disponibilizando os links abaixo:

Página oficial do GWT: http://code.google.com/webtoolkit/. Guarde essa, viu?

Tutorial oficial do GWT, excelente para iniciantes: clique aqui.

Este é um achado: um tutorial riquíssimo em exemplos de todos os componentes, todo feito em GWT! Clique aqui.

Blog do GWT Brasil: Clique aqui.

Se você já usa GWT e quer algo mais avançado, o Pajé lhe recomenda participar deste concurso.

Nenhum comentário: