domingo, 29 de novembro de 2009

Instalando Protetores de Tela no KDE do Ubuntu

Como sabemos, o Ubuntu (ou Kubuntu), por padrão, não vem com protetores de tela previamente instalados, exceto pela tela preta. Isto, no entanto, não quer dizer que não possamos instalar alguns, de maneira fácil, ou seja, sem precisar procurar, baixar e compilar do código fonte o protetor que queremos!!


  • Como verificar os protetores de tela que eu tenho?

Lembre-se de que o KDE4, que vem (ou pode ser instalado) nas versões mais recentes do Ubuntu ou Kubuntu, não tem mais o antigo programa Kcontrol, que foi substituído pelo programa "Configurações do Sistema".
Para acessá-lo no KDE, basta clicar no menu K -> Aplicativos -> Configurações -> Configurações do Sistema. Na Janela que abrir, procure o ícone "Área de Trabalho" e clique na opção "Protetor de Tela".
Se a lista de protetores de tela estiver vazia ou só contiver o famoso "tela preta", então você não tem os protetores do X e do KDE... mas não se preocupe, há uma maneira fácil de instalá-los...


  • Instalando novos protetores de tela no KDE

Para instalar os novos protetores, entre no terminar, como root, e digite:

apt-get update
apt-get install kscreensaver-xsavers kscreensaver-xsavers-extra

Isto instalará uma série de pacotes, inclusive os pacotes: xscreensaver, xscreensaver-data, xscreensaver-data-extra, xscreensaver-gl, xscreensaver-gl-extra, que são os protetores propriamente ditos, para o X, incluindo aqueles em OpenGL. Os pacotes kscreensaver-xsavers e kscreensaver-xsavers-extra são as adaptações e ajustes para o KDE poder usar estes protetores.
Depois de instalado tudo, volte à lista de protetores de tela, conforme mostrado acima. Você notará uma enorme quantidade de protetores novinhos, prontos para usar, configurar e testar!!

Espero ter colaborado com esta dica rápida!! Qualquer coisa, berrem!!, digo, COMENTEM!!, e o Pajézinho tentará ajudar...

6 comentários:

Chelly disse...

Vlw pela dica!
Minha tela estava mesmo sem graça com aquela tela preta.
Continue com seu blog, ajudando a galera que usa linux.

O Pajé disse...

Obrigado, Chelly!!

São essas mensagens de otimismo que nos ajudam a continuar postando sempre e com qualidade!!
Volte sempre!!

Jonathan disse...

Fantástico!
Excelente dica.
Na minha opinião o único ponto negativo que o KDE tinhe em relação ao Gnome era os protetores de tela... Não é mais... =] Parabéns!

O Pajé disse...

Valeu, Jonathan!! Fico feliz de ter ajudado!! Espero que o meu blog seja sempre um bom espaço para ajudar as pessoas com dicas e soluções no linux!!

Anônimo disse...

olá Pajé,

Tenho um sistema chamado Fênix, baseado no Debian Squezee, utilizando o KDE4.
nas configurações de proteção de tela já veio pré-instalado vários protetores.
mas na hora de aplicar, não funciona. será q tem q desbloquear alguma coisa q não estou sabendo? meu email é mdominguesdoamaral@yahoo.com.br.

qq ajuda fico grato.

O Pajé disse...

Fala rapaz!!

Verifique se os protetores estão aparecendo neste diretório:

/usr/share/applications/screensavers/

Caso não estejam, então eles não estão instalados. Você tentou rodar os comandos apt-get acima?? Verifique também o conteúdo do diretório:

/usr/lib/xscreensaver/

Em geral, não há nada sobre bloqueio ou desbloqueio de protetores de tela. Se eles foram instalados, então devem rodar.

Verifique também se você está tentando rodar um protetor de tela baseado em Open GL mas não está com o driver da placa de vídeo correto, ou não está suportando Open GL. Existem maneiras fáceis de testar isto. Verifique o artigo do Pajé Testando a Placa de Vídeo no Linux com mesa-utils.

Em último caso, tente instalar os pacotes dos Screensavers diretamente:

apt-get install xscreensaver xscreensaver-data xscreensaver-gl

Boa sorte nas tentativas e não esqueça de reportar o que aconteceu!!