segunda-feira, 26 de julho de 2010

Atualizando o Flash Player no Firefox

O Flash Player é um plugin para o Firefox. Ao atualizar o Firefox, muitas pessoas devem ter recebido a mensagem de que o plugin do Flash está desatualizado. De fato, existe uma versão mais nova (neste momento em que escrevo, a versão 10.1 substituiu a 10.0), que pode ser baixada do site oficial gratuitamente e instalada de diferentes maneiras, dependendo do formato do arquivo baixado (tar.gz, deb, etc.).


  • Instalando a Versão .deb

Esta é a mais fácil!! Basta baixar do site aí em cima o arquivo .deb e instalar com o comando (como root!!)

dpkg -i install_flash_player_10_linux.deb

Depois disso, reinicie o firefox.


  • Problemas e Observações Importantes:

1- Note que este procedimento acima instala sem o apt-get, aptitude ou qualquer outro gerenciador de pacotes moderno e sofisticado, logo, assume que você está baixando o arquivo correto para a sua distribuição. Se não for o arquivo correto, torna-se uma questão de sorte: o procedimento de instalação pode funcionar ou não, e, caso não funcione, você deve remover a instalação mal-sucedida deste pacote (que pode ser feita com o seu gerenciador de pacotes preferido, ou o apt-get).

2- Note que isto instala a biblioteca do Flash Player (que, na verdade, é apenas um arquivo, denominado "libflashplayer.so") no sistema, ou seja, na pasta "plugins" do local onde o seu Firefox ou Iceweasel está instalado. Isto pode não funcionar, porque o Firefox tem uma arquitetura que privilegia os arquivos encontrados na pasta pessoal do usuário em detrimento aos instalados no sistema.

O que isto quer dizer????
Bom, observe que você tem um diretório, em sua área pessoal (/home/usuario), denominado ".mozilla". Neste diretório são colocadas todas as preferências pessoais suas (temas, configurações, favoritos, etc.), que devem ser prioridades em relação aos padrões do sistema, ou seja, devem sobrescrever os padrões do sistema no momento em que o Firefox se carrega. Dentre estas opções, existe uma pasta denominada ".mozilla/plugins", onde os seus plugins pessoais podem ser carregados. Desta maneira, é possível instalar um plugin que tenha efeito apenas para um usuário (ou então, um usuário que não tem prioridade de administrador do sistema pode instalar seus plugins favoritos). O problema se inicia se você tem aí uma versão antiga do plugin do Flash. No momento em que o navegador se carrega na memória, ele vai dar preferência a esta versão antiga, deixando de lado a versão novinha instalada pelo root...

Como corrigir isto???
Há duas maneiras: a primeira, mais fácil, é remover o plugin antigo, deixando o Firefox carregar o plugin instalado no sistema. A segunda, é esta abaixo:


  • Instalando o Plugin na Pasta Pessoal do Usuário (versão .tar.gz)

Também é simples: basta baixar a versão do arquivo no formato .tar.gz e descomprimi-la:

tar -zxvf install_flash_player_10_linux.tar.gz

Surgirá o arquivo "libflashplayer.so". Agora, basta copiá-lo para o diretório de plugins desejado, que pode ser inclusive o diretório pessoal do Firefox, na sua área de usuário:

cp libflashplayer.so /home/usuario/.mozilla/plugins

Reinicie o Firefox!!


Para verificar a versão dos plugins, vá em Ferramentas -> Complementos -> Plugins e veja, na lista que surge, qual a versão do plugin do Flash que foi carregada!! Outra opção é você utilizar as facilidades do Pajé Online e clicar no botão "Plugins" da seção "Navigator" aí do lado direito.
Claro, se tudo der certo, faça logo o backup da sua pasta .mozilla, de forma a não perder as suas configurações!!
Bom, espero ter ajudado!! Qualquer coisa, vocês já sabem qual é a dança do Pajé: COMENTEM!!!!!

Nenhum comentário: