quarta-feira, 21 de julho de 2010

Sincronizando Pen-Drive com o Comando diff

A invenção do pen-drive é fabulosa: portátil, fácil, leve! Porém, é também um perigo para quem pretende usá-lo como backup e não tem muita organização para manter seus dados sincronizados. Uma má sincronia entre os dados que você tem no pen-drive e os dados dos HDs das máquinas que você acessa pode facilmente te levar ao descuido de sobrescerver uma versão nova de um ou mais arquivos por uma versão antiga do mesmo.
Pensando neste problema, este artigo mostra como a sincronia pode ser facilmente verificada com um único comando: o comando diff.


  • Verificando a Sincronia dos Dados

Primeiramente, é preciso montar o pen-drive. Isto pode ser feito com o comando mount, embora, hoje em dia, qualquer um que use uma distro do Linux minimamente atualizada e com interface gráfica pode montar facilmente o pen-drive com poucos cliques.
Supondo que a pasta cuja sincronia deva ser verificada se chame "dados", basta digitar, no terminal:

diff -r /media/KINGSTON/dados /home/usuario/dados

Note que:
/media/KINGSTON - deve ser substituído pelo caminho que corresponde ao seu pen-drive montado.
/home/usuario - deve ser substituído pelo caminho onde se localiza a versão da pasta no HD (ou em outro local).
-r - instrui o comando diff a verificar recursivamente, ou seja, em todos os diretórios e subdiretórios que ele encontrar.


  • Trocando em Miúdos

O comando diff faz dois tipos de comparação: binária e textual. Quando arquivos em modo texto puro (ou no máximo Unicode) existem, ele compara todo o conteúdo reportando, na tela, todos os conflitos entre um e outro. Quando se trata de arquivos binários, o diff faz uma leitura binária de cada arquivo e, havendo um bit diferente, ele reporta (embora, neste caso, não possa indicar em que lugar do arquivo houve o conflito).
Somente são reportados problemas (conflitos) entre as pastas. Assim, tudo que é idêntico não será indicado (quer dizer que, se não há saída, é porque as pastas têm exatamente o mesmo conteúdo). Note que o comando diff também acusa se algum arquivo existir somente em uma das pastas.
Havendo colhido o relatório do comando diff, agora entre em seu gerenciador de arquivos favorito (Koqueror, etc...) e copie os arquivos conforme desejar, atentando apenas aos que foram reportados no relatório.

Bom, essa dica foi rápida... qualquer coisa: COMENTEM!!! E vamos parar de perder arquivos no pen-drive por descuido!!

Nenhum comentário: