terça-feira, 8 de março de 2011

Qual o Melhor Navegador??

Vivemos cada vez mais as pressões que se resvalam sobre nós consoante à guerra dos navegadores. Vejamos que existem pesquisas minuciosas apontando qual o navegador mais popular, qual ganhou mais pontos, qual perdeu, para onde foram os pontos que flutuam entre um navegador e outro. Vemos o Firefox perder terreno para o Google Chrome, vemos novos navegadores surgindo e outros se apagando. Para o usuário final, fica difícil saber o que usar... neste artigo vamos discutir dois navegadores e entender um forte argumento que pode direcionar a sua busca pelo seu navegador ideal!! Acompanhe-nos!!
Uma pesquisa atual (2011) e detalhada sobre os principais navegadores pode ser encontrada aqui: http://internet-browser-review.toptenreviews.com/. Este portal investiga criteriosamente uma riqueza de detalhes, como: segurança, tempo de inicialização, compatibilidade, usabilidade, abas, zoom, getos do mouse, etc, etc... Com tanta informação, é possível se escolher o melhor navegador?? Bom, particularmente, uso o Firefox, e posso denfendê-lo com os seguintes argumentos:

  • É multiplataforma: não importa em que sistema você está, sempre haverá um Firefox possível de se usar. Assim, você terá intimidade com o navegador independente da máquina que está usando no momento; isto é essencial para quem precisa passar por diversos setores, para quem viaja ou para quem, por algum motivo, precisa usar máquinas diferentes em seu cotidiano;
  • Foi o primeiro a criar e ainda é o melhor a apresentar o conforto da navegação privada. Por mais que ela possa ser emulada com opções de configurações em qualquer navegador, isto incluiria diversos passos até que se tenha a segurança de se navegar sem deixar rastros. Se você usa computadores públicos, esta opção é mais do que desejável!!
  • A quantidade de extensões, temas e perfumarias é enorme!! Simplesmente enorme!! A própria engrenagem de extensões do Firefox permite que se construam os mais diversos plug-ins com as mais diferentes funcionalidades, dada a sua flexibilidade e engenhosidade, além da facilidade que oferece aos desenvolvedores ao resolver as extensões usando Javascript, e não linguagens específicas de programação ou script.

Mas note que estou apenas acrescentando mais informações e critérios a esta sopa que já está bem mexida e cheia... assim, antes que ela vire um grande Yakisoba, vou lançar apenas um critério para que você decida certeiramente qual navegador deve usar: escolha o que tem funcionalidades que mais lhe agradam ou ajudam em seu dia-a-dia, ou seja, o navegador que você mais gosta!!
O navegador é o seu melhor amigo, um cachorro virtual, e estará com você durante todo o tempo em que seu computador estiver ligado. Portanto, não se furte a decidir que o melhor deles é aquele que faz o que você precisa da maneira melhor!! Seja com um plug-in especial de que você precisa muito, seja com aquelas funcionalidades que você gosta, seja com a aparência que mais lhe agrada. Este é o melhor. Ele abana o rabo e traz o jornal. Quando preciso, deita-se e finge-se de morto. Está sempre ao seu lado e não falha.
Vamos a um exemplo... imagine que você é rato de webmail (como o GMail ou o Yahoo), escreve para um ou mais blogs (como este que você está lendo) e gosta de visitar o Youtube, Facebook, dentre outros sistemas de redes sociais e multimídia conhecidos. Se este é seu caso, eu recomendo que você use o Flock. As figuras abaixo não deixam negar:

  • O Flock tem excelentes ferramentas para decorar seu webmail e deixar você logado mesmo que a página esteja fechada. Você configura o tempo em que ele deve verificar o e-mail e ele envia avisos periódicos indicando mensagens novas. Tem inclusive uma tela especial para as mensagens de e-mail aparecerem sem precisar voltar ao webmail. Funciona com os principais sistemas, como GMail, Yahoo, etc.
  • Tem uma ferramenta equivalente para blogs (Blogger, Wordpress, Blogsome, Typepad, LiveJournal), Twitter, Facebook, MySpace, Digg, Bebo e muitas outras redes sociais;
  • Acessa o Delicious e tem uma ferramenta integrada para o Facebook Chat;
  • Tem um menu de pesquisa de fotos e vídeos automático e rápido (vide Figura 01), com ferramentas sofisticadas de compartilhamentos de imagens e multimídia nos mais diversos sistemas, como YouTube, Photobucket, Flirck, Picasa, TinyPic;
  • Permite que você arraste qualquer tela, figura ou texto do navegador para uma área reservada onde o conteúdo é guardado e indexado automaticamente, podendo depois ser convertido em imagem, exportado ou automaticamente anexado em um artigo de um blog ou e-mail, por exemplo;
  • O Flock tem um mini-editor de blog que permite a você escrever o artigo inteiro, colocar links, figuras e todas as coisas que normalmente se usam sem precisar digitar na tela do navegador (vide Figura 02). Ainda permite que se salve o rascunho, visualize o resultado e se coloque as Tags (Marcadores);
  • É gratuito e multiplataforma.

Tentador, não é?? Este é o melhor navegador?? Será o Firefox (ou outro navegador qualquer) melhor do que ele?? Siga meu argumento e se pergunte: "de que preciso realmente??"; de sua resposta mágica surgirá o seu verdadeiro melhor navegador, independente da complexidade das informações e da acurácia dos resultados das pesquisas. Navegue tranqüilo e seja feliz!!


Figura 01: Tela do Flock contendo a barra de imagens e a barra lateral de contas e serviços.



Figura 02: Editor de Blogs do Flock contendo parte deste artigo.


Blogged with the Flock Browser

Nenhum comentário: