domingo, 28 de agosto de 2011

Como Personalizar a Mensagem e a Tela do KDM

Você gostaria de mudar a tela de login das máquinas de sua empresa?? Gostaria de mudar o texto de boas-vindas?? Gostaria de personalizar a tela das máquinas de seu laboratório?? Entenda um pouco mais sobre como fazer isto neste artigo!!

  • O Que é o KDM??

O KDM (K Display Manager) é o gerenciador de login da suíte do KDE. Conforme o GDM (do Gnome) ou o XDM (do X), ele é responsável por fornecer ao usuário uma interface gráfica pela qual seja possível entrar com o nome do usuário e senha, selecionar o gerenciador de janelas preferido (KDE, Gnome, etc.) para a sessão e fazer o login gráfico diretamente. Ainda é possível se fazer várias outras coisas, como desligar ou reiniciar o sistema, reiniciar o X, fazer login no console, exibir fotos dos usuários, etc.
O KDM tem um sofisticado suporte a temas que permite uma personalização verdadeiramente radical de toda a interface. Um manual completo sobre o KDM e todas as suas possibilidades administrativas pode ser encontrado livremente no KDM Handbook, da documentação do KDE. Excelentes temas podem ser baixados gratuitamente do portal http://kde-look.org/, na seção de temas do KDM. Particularmente, eu gosto muito do SteampunK, que tem também uma versão para o KSplash (KSplash é o programa responsável pela tela de inicialização do KDE, aquela animação que roda enquanto a sessão está sendo carregada. Em geral, temas do KDM são acompanhados por temas do  KSplash, para maior integração gráfica).
Nosso objetivo deste artigo é muito mais pontual: estamos interessados em ajustar as mensagens do KDM Greeter, que é a telinha de boas-vindas que aparece para o usuário.


  • Configurando o KDM

As configurações básicas do KDM são dispostas no arquivo (com acesso de escrita apenas para root):

/etc/kde4/kdm/kdmrc
(substitua o "kde4" por "kde3" ou simplesmente "kde", de acordo com a sua distribuição e a versão do KDE que você está usando).

Este arquivo-mestre contém diversas opções de configurações, separadas por seções. A seção importante para se configurar a tela inicial e a mensagem de boas-vindas se chama "[X-:*-Greeter]". Uma abordagem detalhada de todas as opções disponíveis para cada seção pode ser encontrada no Capítulo 5 do manual do KDM.

IMPORTANTE: utilize este arquivo para fazer configurações gerais. Note que a seção acima mencionada (o Greeter, ou seja, a tela de boas-vindas) é totalmente sobrescrita pelas definições dos temas!! Se você usa algum tema, o que eu recomendo que faça, então não perca tempo configurando esta seção, mas sim alterando as definições da tela de boas-vindas do tema.


  • Configurando e Personalizando um Tema do KDM

Os temas do KDM podem ser baixados pela rede e instalados através das configurações do KDE. É preciso se ter a senha de administrador para instalar um tema, ainda que não se esteja logado como root. No KDE3, o programa gráfico que gerencia as configurações do KDE é o KControl (KDE Control Center); no KDE4, o KControl foi descontinuado e substituído pelo System Settings. Para uma lista de novos programas e substitutos implementados na mudança do KD3 para o KDE4, vide esta página ou esta outra.
Uma vez instalado um tema através do System Settings, o arquivo do tema é descomprimido e colocado no diretório de temas do KDM:


/usr/share/kde4/apps/kdm/themes/
(substitua o "kde4" por "kde3" ou simplesmente "kde", de acordo com a sua distribuição e a versão do KDE que você está usando).


Para cada tema instalado, é criado um diretório novo com o nome do tema dentro deste diretório de temas e seus arquivos são depositados ali. Este é o local onde você deve olhar caso queira substituir alguma imagem pelo logo de sua empresa, instituição ou laboratório (especialmente a imagem de fundo).
As imagens de fundo, em geral, ficam no diretório "wallpapers" e podem ser várias, dependendo das resoluções que o tema suporta. Assim, se seu tema se chama "xyz", procure a imagem de fundo em:

/usr/share/kde4/apps/kdm/themes/xyz/wallpapers

Note que é preciso reiniciar o KDM para que ele absorva todas as configurações novas. Para tanto, faça logout de todos os usuários e reinicie o X (Ctrl + Alt + Backspace) ou, como root, reinicie o serviço na mão:

service kdm stop
service kdm start

Para se alterar a mensagem de boas-vindas, vá ao diretório de instalação do tema (conforme mostrado acima) e edite o arquivo:

vi tema.xml
(onde "tema" é o nome do tema, sempre em letras minúsculas)

Este é um arquivo XML que basicamente trata da disposição dos itens gráficos da tela de login, o chamado Greeter. É o coração do tema. Procure a linha responsável pelo item de nome "label":

<item type="label">
    <pos anchor="c" x="58%" y="82%"/>
    <normal font="Sans Bold 12" color="#a07358"/>
    <text>%h - %c</text>
</item>

A maior parte das tags se referem a posicionamento e formatação do texto, e talvez não precisem ser mudadas. A mensagem está na tag "text" e contém as informações:

%h - nome do host (da máquina)
%c - data e hora local.

Este campo aceita qualquer caracter, letra, número ou frase, onde algumas variáveis podem ser adicionadas:

%%    O caracter %
%c    Data e hora do relógio
%d    Nome da variável de ambiente DISPLAY do sistema (verifique digitando "echo $DISPLAY", sem aspas, no terminal)
%h    Nome da máquina (obtido do gethostname output)
%m    Nome da máquina (obtido do comando uname)
%n    Nome do node (obtido do comando uname)
%o    Nome do Domínio (obtido do getdomainname output)
%r    Nome do Release (obtido do comando uname)
%s    Nome do Sistema (obtido do comando uname)
%t    Quantidade de segundos restante até que o login agendado seja realizado, com o devido plural na forma de "segundos" do padrão i18n.
%u    Nome do usuário para o login agendado
_    Força que o próximo caracter seja um acelerador

Use estas variáveis para personalizar sua mensagem de boas-vindas e para informar dados úteis, como o nome da máquina, a data e hora, o nome do sistema, etc. Se estas informações ficarem muito grandes para o layout do tema, tente redimensionar o texto, mudando o tamanho da fonte. Não altere o layout do tema, pois ele certamente é complexo, depende de figuras e outros itens e dará uma boa dor-de-cabeça se ficar quebrado!!

Um tutorial completo sobre todos os itens presentes neste arquivo XML está nesta página do manual do KDM.


  • Conclusões

Este artigo abordou diversos importantes detalhes sobre a configuração do KDM e de seus temas. Com isto, torna-se possível se utilizar um tema gratuito e personalizá-lo para sua empresa, instituição ou laboratório. É possível se trocar figuras e textos facilmente. Com as referências incorporadas ao texto e a teoria explanada, uma pessoa interessada pode inclusive criar facilmente seu próprio tema do KDM, de forma a personalizar sofisticadamente a tela de login de suas máquinas.
Espero ter sido útil e ter ajudado!! Claro, continuem visitando o Pajé e, sempre que possível, COMENTEM!!!

Nenhum comentário: