domingo, 14 de agosto de 2011

A História de João: Dicas de Trabalho e Promoção na Informática

Observem o seguinte texto (inspirado em um famoso conto da literatura):

João começou a trabalhar com informática quando ainda na faculdade. Naquela época, ele era estagiário. Trabalhava 6h/dia. Chegava às 8:30 e saía 15:00. Almoçava em 30 minutos e estava feliz. Ao se formar, tornou-se júnior. Aumentou o seu salário. Trabalhava 8h/dia. Almoçava em 15 minutos e estava ainda mais feliz. Após dois anos assiduamente dedicados à empresa, nunca havia faltado. Nunca se atrasou. Trabalhava 10h/dia. João foi reconhecido pelo seu gerente que, conversando com seus superiores, promoveu-o à Pleno. Trabalhava 12h/dia. Estava felicíssimo. Almoçava em incríveis 5 minutos. Em pouco tempo João se sagrou Sênior. Foram anos de dedicação à empresa. Agora já não mais almoçava. Trabalhava 15h/dia, sempre atento às "forças-tarefas" dos fins de semana. Não tinha mais vida. Estava em inefável júbilo. Apenas mais um ano e havia otimizado como nunca sua produtividade: dormia na empresa, excluíra a vida social, não trocava muito de roupa, só comia aos domingos e bebia água uma vez por dia. Uma bela manhã, João começou a sentir-se estranho. Uma felicidade ainda maior lhe invadia o peito. Uma dor alegre lhe impingia a face... seus olhos secos, suas mãos hirtas... João caiu da cadeira. Sua pele tornou-se metálica. Com o dedo na tomada, seus órgãos se esverdeavam. João virou uma máquina servidora.


Para que esta história triste não aconteça com você, fique atento às seguintes dicas do Pajé, de forma a garantir seu emprego com segurança e garantir a sua saúde por longos anos:


  • Qualifique-se: nunca confie que os conhecimentos que você tem são suficientes para o trabalho que você faz. Se seu emprego não reconhece um profissional qualificado, então seus superiores não estão interessados em criar produtos de qualidade ou oferecer serviços bons, mas sim em vender barato e incrementar os lucros. Neste caso, qualifique-se assim mesmo, destacando-se e procure um emprego que valorize de fato o profissional que você é.

  • Atualize-se sempre: vivemos em um mundo onde a tecnologia muda o tempo todo e, muitas vezes, grandes tecnologias tornam-se obsoletas rapidamente, sendo substituídas por outras. O profissional que acompanha esta dinâmica sabe antever o que vem para o futuro e sabe se tornar sempre apto e capaz de dominar rapidamente as novidades do mercado. Para se atualizar, leia sempre de tudo: livros, revistas, portais de notícias e blogs de tutoriais como este!

  • Seja o que for ou vier a acontecer, nunca abandone seus projetos pessoais.

  • Mantenha sempre seus contatos atualizados. Faça amigos, nunca inimigos. Todos precisam de todos.

  • Invista em conhecimento: compre livros, tenha seu computador em casa com o ambiente que você precisa para trabalhar sempre funcionando, atualizado e operacional, tenha projetos técnicos em casa, experimente e saiba realizar suas tarefas fora da empresa. Ser competente é também ter independência.

  • Contribua com algo voluntário. Desde o código livre até ações sociais de voluntariado, você só tem a ganhar.

  • Nunca se deixe escravizar pelo seu emprego ou por uma oportunidade. Sempre haverá, para você, um lugar bem melhor do que aquele que lhe faz infeliz...

  • Confira e teste atentamente tudo o que você faz, especialmente em meio às crises técnicas. Lembre-se: para tudo na informática, há sempre uma solução alternativa. Esforce-se por ser um profissional confiável e de qualidade.

  • Lembre-se sempre: nem todos que estão ao seu lado são seus amigos. Nem todos que estão distantes de você são indiferentes... no final das contas, ter um bom amigo é mais importante do que ter milhares de telefones na agenda do celular...

Bom, este não é um tutorial técnico propriamente, mas é um manual para lhe ajudar no trilho do sucesso. Espero realmente ter contribuído!!

Nenhum comentário: