terça-feira, 11 de agosto de 2009

Desenhos do Duke: O Mascote do Java é Open Source!!

Todo mundo já deve ter visto ao menos uma vez o Duke, aquele camaradinha em forma de gota, de corpo branco e cabecinha preta, com um narigão vermelho impressionante (nem sei como ele enxerga!!). Pois é, o Duke é open source!! Isto quer dizer que você pode desenhar, distribuir e utilizar o desenhozinho do Duke em seus programas e trabalhos livremente!! Ao menos é o que nos contam os próprios camaradas da Sun (veja aqui).
O Duke foi criado por Joe Palrang, um artista e animador de grande envergadura, que trabalhou na Sun de 1992 a 1994 e já trabalhou inclusive na Dreams Works. Na ocasião, o Duke foi criado para o Green Project, da Sun, de onde o Java se originou. Assim que anunciaram o lançamento da primeira versão do Java, na mesma época em que criaram a famosa xícara de café, lá estava o Duke como mascote do Java!!
Hoje, com o Duke open source, já temos uma recente mas fiel leva de animadores, artistas gráficos e entusiastas desenhando e contextualizando o Duke das mais diversas maneiras possíveis!! Vejamos algumas imagens do Duke...


No início, era só um Dukerino...


O Duke num momento de lazer (afinal, ninguém é de ferro!!)



Duke pronto para mais uma missão interestelar!!



Porque o Duke também é Brasileiro!!


Mamãe Duke e seu filhinho...


...e enquanto isso, o papai Duke só enchendo a cara!!


Duke de férias em Natal, RN, bebendo água de côco em Ponta Negra!!


Êta Duke bão dimais, Sô!!


Como o Duke influenciou Da Vinci...


Amigos para sempre, Duke e Tux Forever!!


Ufa!! Alguém precisava salvar o mundo dos tenebrosos usuários!!

Mais um monte de imagens gratuitas do Duke podem ser encontradas na página dele, no Projeto Kenai, da Sun: clique aqui!! Inclusive se vê por lá esta última aí em cima, numa versão gigante de fundo de tela com quase 4 megas (sim, eu a diminuí com pena de você, pelo quão que sofreria para baixar 3,8 megas de apenas 1 figura...).
Gostou?? Detestou?? Adorou?? Com corda ou sem corda?? Então COMENTE!!!!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bacana!

j0an1s disse...

curti