O Que é o HTML 5 e de Onde Ele Vem??
Todos sabemos que a chamada web, ou seja, todo o conjunto de tecnologias usadas para transferir, carregar e visualizar páginas da internet, é inevitavelmente baseada na linguagem HTML. O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem básica que os navegadores entendem, carro-chefe da revolução da internet. Isso quer dizer que tudo que é visto em um navegador é baseado em HTML. É e sempre foi assim, desde há muito tempo, quando as máquinas só "entendiam" textos e imagens simples...
Mas há um problema: hoje em dia, precisamos de muito mais (digo, vídeos, animações, interações, chamadas remotas e assícronas, etc.). Assim, há muito tempo, o HTML já não é mais suficiente para compor tudo o que se precisa numa página web. Assim, surgiram várias novas tecnologias, no intuito de completar o HTML, sem substituí-lo, entretanto. São algumas delas: JavaScript (originalmente LiveScript, criado pelo Netscape), CSS (Cascade Style Sheets, ou folha de estilo), o XML e o XHTML, uma tentativa de "organizar" mais formalmente o HTML, o AJAX (e o XMLHttpRequest, objeto do navegador no qual as chamadas assíncronas são gerenciadas) dentre muitas outras. Hoje, o HTML e a maioria dos padrões relacionados a ele são mantidos e desenvolvidos pela World Wide Web Consortium (W3C).
Devido ao franco desenvolvimento das tecnologias web e da estagnação do HTML, há (realmente!) muitos anos parada na versão 4.0.1, a W3C tem empreendido um grande esforço para desenvolver a nova versão desta importante linguagem: o HTML 5, que conterá uma série de melhorias importantes, e está anunciada para lançamento talvez somente em 2012. Na verdade, esta nova versão tem sido desenvolvida por um grupo denominado Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG), organizada pelo W3C e contando com colaboradores de diversas empresas de desenvolvimento de navegadores, como o Opera e o Mozilla.
Para se ter uma idéia do que vem por aí no HTML 5, podemos citar que estão sendo desenvolvidas as seguintes funcionalidades:
As novas perspectivas do HTML 5 estão presentes nas versões mais recentes dos principais navegadores, como Firefox, Opera, IE 8, etc.
Uso de Canvas e desenhos bidimensionais (2D)
"Canvas" é uma tag desenvolvida pelo Mozilla e usada no Firefox para criar desenhos 2D (semelhantes a gráficos SVG) dentro da área especificada. Como o desenho pode ser criado/manipulado dinamicamente via Javascript, estes desenhos podem ser um grande adversário ao JavaFX, Flash e Siverlight, no tocante a manipulação dinâmica de gráficos. Esta funcionalidade nova está sendo implementada no HTML 5 e funcionará da seguinte maneira:
1- Crie uma área para o seu desenho (substitua os colchetes por símbolos de maior e menor, para as tags):
2- Para criar o desenho, é preciso se obter o contexto do canvas:
3- Agora, basta fazer o desenho que quiser!! Pode-se inclusive alterá-lo dinamicamente, via Javascript.
Bem fácil, né?? Fizemos um quadrado preto sem usar DIV!! Para quem sabe alguma coisa de Java2D, vai sentir que é bem parecido em vários pontos.
As ferramentas que estão sendo anunciadas pretendem carregar imagens SVG e poder editá-las. Isto pode levar a grandes transformações tecnológicas nas áreas de animação e jogos!!
Web Forms 2.0
Forms são os elementos presentes em formulários em HTML. Isto inclui botões, campos de texto, caixas de seleção, checkboxes, dentre várias outras coisas.... o problema do Web Forms 1.0 é que as ferramentas declaráveis nas tags de validação são muito simples e, por isso, as validações são praticamente todas feitas via javascript. Com o Web Forms 2.0, algumas novidades surgirão:
Claro que muitas outras melhorias estão sendo providenciadas, e aos poucos, especialmente com as suas implementações pelos navegadores, teremos informações mais sólidas e confiança no seu uso intensivo.
Este artigo foi útil?? Aprendeu com ele?? Então... COMENTE!!!!!!!
Bibliografia
Documento Formal do W3C e dos desenvolvedores do HTML 5 e das novas especificações.
Exemplo da IBM de uso de Canvas e SVG.
HTML 5 na Wikipedia.
Todos sabemos que a chamada web, ou seja, todo o conjunto de tecnologias usadas para transferir, carregar e visualizar páginas da internet, é inevitavelmente baseada na linguagem HTML. O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem básica que os navegadores entendem, carro-chefe da revolução da internet. Isso quer dizer que tudo que é visto em um navegador é baseado em HTML. É e sempre foi assim, desde há muito tempo, quando as máquinas só "entendiam" textos e imagens simples...
Mas há um problema: hoje em dia, precisamos de muito mais (digo, vídeos, animações, interações, chamadas remotas e assícronas, etc.). Assim, há muito tempo, o HTML já não é mais suficiente para compor tudo o que se precisa numa página web. Assim, surgiram várias novas tecnologias, no intuito de completar o HTML, sem substituí-lo, entretanto. São algumas delas: JavaScript (originalmente LiveScript, criado pelo Netscape), CSS (Cascade Style Sheets, ou folha de estilo), o XML e o XHTML, uma tentativa de "organizar" mais formalmente o HTML, o AJAX (e o XMLHttpRequest, objeto do navegador no qual as chamadas assíncronas são gerenciadas) dentre muitas outras. Hoje, o HTML e a maioria dos padrões relacionados a ele são mantidos e desenvolvidos pela World Wide Web Consortium (W3C).
Devido ao franco desenvolvimento das tecnologias web e da estagnação do HTML, há (realmente!) muitos anos parada na versão 4.0.1, a W3C tem empreendido um grande esforço para desenvolver a nova versão desta importante linguagem: o HTML 5, que conterá uma série de melhorias importantes, e está anunciada para lançamento talvez somente em 2012. Na verdade, esta nova versão tem sido desenvolvida por um grupo denominado Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG), organizada pelo W3C e contando com colaboradores de diversas empresas de desenvolvimento de navegadores, como o Opera e o Mozilla.
Para se ter uma idéia do que vem por aí no HTML 5, podemos citar que estão sendo desenvolvidas as seguintes funcionalidades:
- Controle embutido de conteúdos multimídia;
- Nova API para desenvolvimento de gráficos 2D, em especial SVG;
- Aprimoramento do uso off-line;
- Melhoria na depuração de erros;
- Suporte a Drag & Drop e Métrica de Progressão de fluxo de dados;
- Eventos do DOM recebidos pelo servidor;
- Etc...
As novas perspectivas do HTML 5 estão presentes nas versões mais recentes dos principais navegadores, como Firefox, Opera, IE 8, etc.
Uso de Canvas e desenhos bidimensionais (2D)
"Canvas" é uma tag desenvolvida pelo Mozilla e usada no Firefox para criar desenhos 2D (semelhantes a gráficos SVG) dentro da área especificada. Como o desenho pode ser criado/manipulado dinamicamente via Javascript, estes desenhos podem ser um grande adversário ao JavaFX, Flash e Siverlight, no tocante a manipulação dinâmica de gráficos. Esta funcionalidade nova está sendo implementada no HTML 5 e funcionará da seguinte maneira:
1- Crie uma área para o seu desenho (substitua os colchetes por símbolos de maior e menor, para as tags):
[canvas id="canvas" width="100" height="100"]
2- Para criar o desenho, é preciso se obter o contexto do canvas:
[script]
var context = document.getElementById("canvas").getContext("2d");
[/script]
3- Agora, basta fazer o desenho que quiser!! Pode-se inclusive alterá-lo dinamicamente, via Javascript.
if (context != null) { // Descobre se o navagador o suporta!!
context.fillRect(25, 25, 50, 50); // Faz um quadradão :-)
}
Bem fácil, né?? Fizemos um quadrado preto sem usar DIV!! Para quem sabe alguma coisa de Java2D, vai sentir que é bem parecido em vários pontos.
As ferramentas que estão sendo anunciadas pretendem carregar imagens SVG e poder editá-las. Isto pode levar a grandes transformações tecnológicas nas áreas de animação e jogos!!
Web Forms 2.0
Forms são os elementos presentes em formulários em HTML. Isto inclui botões, campos de texto, caixas de seleção, checkboxes, dentre várias outras coisas.... o problema do Web Forms 1.0 é que as ferramentas declaráveis nas tags de validação são muito simples e, por isso, as validações são praticamente todas feitas via javascript. Com o Web Forms 2.0, algumas novidades surgirão:
- Presença de novos atributos de validação, como required, min e max;
- Lançamento do evento invalid pelo DOM;
- Atributo validity;
- Atributo list, indicando ao navegador quando e quais elementos devem ser lembrados ou autocompletados;
- Atributo autofocus, para dar foco a um elemento quando do carregamento da página;
- Atributo inputmode, que detalha alguma formatação/validação desejada para entrada de texto em um formulário;
- Aprimoramento no upload de arquivos, permitindo filtros de tipo e tamanho do arquivo a ser enviado;
- Novos input types: datetime, number, range, email, e url, facilitando a formatação e validação dos mesmos.
Claro que muitas outras melhorias estão sendo providenciadas, e aos poucos, especialmente com as suas implementações pelos navegadores, teremos informações mais sólidas e confiança no seu uso intensivo.
Este artigo foi útil?? Aprendeu com ele?? Então... COMENTE!!!!!!!
Bibliografia
Documento Formal do W3C e dos desenvolvedores do HTML 5 e das novas especificações.
Exemplo da IBM de uso de Canvas e SVG.
HTML 5 na Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário