quarta-feira, 7 de julho de 2010

Firefox e Flash sem Som no Linux (sem áudio)

Não é raro mas, com a grande diversidade de distribuições de Linux, suas versões, além das várias versões do Firefox, do Flash e tudo o mais, em muitos casos as pessoas se deparam com o Firefox funcionando quase perfeitamente no Linux, com o único problema de que: o Flash não toca!! O Firefox não consegue tocar nada... o que pode ser isto, Meu Deus????
Bom, primeiramente, para você ficar feliz, corrija o problema. Possivelmente o que você vai precisar é digitar, como root, o seguinte comando:

usermod -a -G audio [nome de seu usuário]

onde [nome de seu usuário], evidentemente, é o nome de seu usuário, aquele que você usa para fazer login no sistema. Se você não sabe isto ou está em dúvidas, basta digitar, no terminal, o comando whoami.
Agora feche o Firefox e todos os programas e faça logoff (fechar a seção). Não precisa reiniciar a máquina (lembre-se: não é Windows!!). Depois que encerrar a seção, faça o login de novo, abra o Firefox e teste algum site com som, como o Youtube. Possivelmente funcionará!!


  • Por Que o Firefox Não Toca??

O que acontecia antes da correção foi o seguinte: você provavelmente usava um usuário que não estava no grupo de áudio, denominado "audio" em praticamente todas as distros Linux. O comando que você digitou adiciona seu usuário ao grupo "audio". Para ter certeza, se você for chato, digite estes comandos:

groups [nome de seu usuário]
ls -l /dev/dsp

O primeiro informará todos os grupos a que seu usuário pertence. O segundo listará o dispositivo de som (o /dev/dsp), informando, dentre muitas coisas, em que grupo ele se encontra (possivelmente, será o grupo "audio"). Assim, se o seu usuário passa a fazer parte do grupo do dispositivo de som, ele será capaz de "enxergar" este dispositivo, escrever e ler dele. Muito bom!!

Se esta dica não resolveu o problema, existe um fórum cheio de possibilidades de soluções com milhares de pessoas que tiveram este mesmo contratempo e corrigiram por diferentes mecanismos. Basta acessar aqui.


  • Links Úteis

Se você quer saber como instalar o Flash no Linux e no Firefox, visite nosso artigo sobre isto!!
Quero saber mais sobre usuários e grupos no Linux!! Caaaalmaa.... temos um artigo completo sobre isto também!!

É isso aí, camarada!! Volte sempre!!

4 comentários:

Agamenon disse...

Comigo funcionou bem. Muito bom. Valeu pela dica.

Anônimo disse...

no meu deu comand not found

O Pajé disse...

Qual dos comandos acima deu erro?? Veja se você digitou corretamente. Cole aqui o comando e a saída de texto.

orlando disse...


Tenho em minha maquina o Firefox-ESR 52, que funciona perfeitamente, tanto ele como o Opera, o Chromium, Chrome e o Vivaldi. Só o Firefox Quantum 59 não executa áudio, uso o servidor de áudio Alsa em bridge com o Jack gerenciado pelo Cadence do KxStudio, em Debian Jessie, o Firefox Quantum emite mensagem pedindo pra eu instalar o Pulseaudio "sem chance". Trabalho com áudio produção, todas as minhas configurações estão ok. Pode me ajudar somente com o Firefox Quantum?
Obrigado