domingo, 10 de julho de 2011

Ativando e Desativando Efeitos do KDE 4

Esta é realmente uma dica bem rápida, mas uma mão na roda para muitas pessoas. A partir do KDE 4, o KWin (Engine padrão do KDE que renderiza a tela) passou a suportar nativamente os efeitos do XGL (no KDE 3, este suporte era possível também, mas exigia algumas modificações no KWin original). Este suporte é chamado KWin Compositioning.
Mas, qual o problema?? Bom, alguns cenários problemáticos podem ser reportados:

  • Aplicativos genéricos (não desenhados para o KDE especificamente), como o Google Earth e alguns tocadores de vídeos usam os recursos de aceleração gráfica, assim como o XGL. Eles podem ter alguns problemas se seu Desktop está usando efeitos no KDE.
  • Em algumas situações, a interface gráfica pode ficar sobrecarregada ou instável, aguardando a renderização de um programa, o que pode tornar seu plasma-desktop lento. Embora dificilmente ele trave, sua renderização pode ficar lenta o suficiente para deixar a máquina quase que inoperante.

Calma, não precisa matar o KDE bruscamente nem precisa reiniciar o computador. Estamos usando Linux, lembre-se disto!! Para desativar os efeitos do KDE, simplesmente digite:

SHIFT + ALT (da esquerda) + F12

E para reativá-lo, digite o mesmo atalho acima. Instantaneamente, seu KDE vai reagir e desativar (ou reativar) os efeitos, liberando memória e processamento para outros programas, assim como eliminando o problema de renderização lenta que pode acontecer em alguns casos.
Note que, normalmente, não usar os efeitos torna seu KDE bem mais rápido e leve. Então, você pode também usar este recurso acima ainda que não tenha problema algum, mas simplesmente, por algum motivo, precise do Desktop mais rápido e ágil. Em geral isto não prejudica em nada os programas que estão rodando e a ativação ou desativação pode ser feita e refeita quantas vezes for preciso, sem prejuízo para a sua sessão de trabalho.
Se você roda o KDE com outro gerenciador de janelas que não o KWin, então este atalho pode não funcionar ou reportar-se a outra funcionalidade, específica do gerenciador que você utiliza em integração com o KDE.

Bom, gente, qualquer coisa, vocês já sabem: COMENTEM!!

6 comentários:

Suez disse...

Obrigado pela dica, muito valiosa, aqui funcionou com kde / Dolphin.. Abração.

O Pajé disse...

Disponha, Suez!!
Obrigado pelo retorno!! Volte sempre ao pajeonline e boa sorte!!

Marco Brainiac disse...

Amigo este recurso ativa a roda do mouse que divide os aplicativos em uso em 4 janelas?

O Pajé disse...

Olá Marco,

Este recurso ativa ou desativa todos os efeitos que estão configurados. Se a roda do mouse estiver configurada para alternar entre ambientes (desktops), então ela será ativada ou desativada também, junto com os demais recursos.

Para configurar os recursos, vá em "Configurações do Sistema", no menu K, e escolha a opção "Efeitos da Área de Trabalho".

Espero ter ajudado!!

Marco Brainiac disse...

Valeu amigo Pajé,

Farei uma apresentação do Linux Mint na segunda e isto deve arrebatar os incautos rsrs...

Obrigado

O Pajé disse...

Grande Marco,

Muito obrigado, rapaz!! Boa sorte na sua apresentação!! Se puder, recomende aos seus alunos uma visitinha ao Pajé Online.