sábado, 30 de julho de 2011

Trocando a Senha do Administrador do JBoss (JMX-Console Admin)

O JBoss é um servidor de aplicação dos mais utilizados mundialmente, extremamente robusto e seguro. Contudo, a sua configuração, refinamento, implementações de segurança e otimização nem sempre são muito fáceis. Este pretende ser o primeiro artigo de uma série sobre configuração e otimização do JBoss.
Como você já deve ter visto, o JBoss tem um administrador, que faz login via web no chamado JMX-Console, uma interface completa de administração do JBoss. Para fazer login, basta acessar o endereço (vide Figura 01):

http://localhost:8080/   ou
http://10.0.0.2:8080/
OBS: Troque o "10.0.0.2" pelo IP do seu servidor ou da sua máquina, e o "8080" pela porta que o JBoss está usando. O padrão é 8080.


Figura 01: Tela inicial de administração do JBoss.


Tente as duas opções acima. Dependendo da configuração, o JBoss responde a uma ou a ambas. Se você não sabe qual é a porta, então a porta deve ser 8080, que é a padrão.
Clique em "Administration Console". O usuário e senha padrões são "admin" e "admin" (Figura 02).



Figura 02: Tela de login do administrador do JMX-Console.


Para trocar a senha do administrador, vá ao arquivo:

[JBOSS_HOME]/server/default/conf/props/jmx-console-users.properties
onde JBOSS_HOME é o diretório de instalação do JBoss.

O arquivo tem o formato "user=password" e conterá os seguintes dados:

admin=admin

Agora troque o "admin" depois do sinal de "=" por uma senha segura e secreta (ex: "admin=ps9284nvlsfj!%%!Z"). Reinicie o JBoss e, pronto!! Seu usuário administrador já está protegido com uma senha novinha!!
Lembre-se de que o diretório onde este arquivo se encontra tem uma série de arquivos de configurações críticas do JBoss. Explore-os com cautela.
Bom, espero ter ajudado!! Boa sorte e bom trabalho!!

Nenhum comentário: