quarta-feira, 13 de julho de 2011

Electricsheep: Um Novo Conceito de Protetor de Tela

É possível que vocês já tenham visto o artigo de 2009 "Instalando Protetores de Tela no KDE do Ubuntu", onde demonstro como instalar facilmente um monte de protetores de tela. Hoje vou mostrar um outro protetor, o Electricsheep. Este é um protetor especial, não só pela sua maneira de executar, como também pela sua concepção e pela sua beleza.


 Cada sonho de um computador é como uma ovelha.

  As ovelhas ficam numa fazenda, um servidor.

  De tempos em tempos, uma ovelha dá lugar a outra.


  • O Conceito

O programa supõe que exista uma fazenda digital onde as ovelhinhas (sheeps) seriam parte dos sonhos dos computadores. Esta fazenda pode ser alcançada por seu computador enquanto ele dorme e sonha.

  • O Funcionamento

Você precisa chamar o programa na mão (via terminal) ou por qualquer atalho que sua plataforma forneça. Da primeira vez que o Electricsheep roda, ele vai até o servidor, escolhe mais ou menos ao acaso um sonho digital (que ele chama de sheep, ou seja, uma ovelha), baixa-o, abre o MPlayer (um player de vídeo) e executa este sonho. Você verá uma janela com o sonho rodando. Para ver em tela cheia (fullscreen mode), tecle "F", pois este é o atalho do MPlayer.
Depois de um certo tempo, esta ovelha passa e ele busca outra ovelha, baixando outro sonho e exibindo-o.

  • Instalando Tudo

Para instalar o programa em distribuições baseadas em Debian, como o Ubuntu, basta digitar:

apt-get install electricsheep

Possivelmente o sistema vai baixar o protetor de tela e, caso ainda não tenha o MPlayer instalado, ele o baixará e o instalará. Também serão instaladas algumas dependências. Depois de tudo pronto, para rodar o vídeo do protetor de tela use o comando:

electricsheep


  • Curiosidades

Você pode usar o comando:

electricsheep-preferences

Para abrir um programa configurador das preferências do electricsheep, que funciona em modo gráfico. Neste programa, é possível se trocar a taxa de atualização de vídeo, o número de repetições, a memória utilizada, como é possível ainda se criar um apelido (Nickname) e uma senha para você. Útil para personalizar seus acessos ao servidor. É possível ainda se fazer várias outras configurações. Todas estas opções também estão disponíveis via linha de comando (verifique os parâmetros na página de manual do electricsheep, digitando "man electricsheep").

Outra curiosidade: você pode ajudar o servidor a decidir se o sonho de seu computador é um bom sonho ou um pesadelo!! Sim, é possível se dar pontos para as ovelhas!! Se você tiver um ambiente com suporte a interação com protetores de tela (normalmente um hack para comunicar o teclado com o protetor de tela), você pode digitar a seta-para-cima para votar a favor de uma ovelha, ajudando-a a crescer, multiplicar-se e evoluir, ou pode digitar a seta-para-baixo, votando contra a ovelha e ajudando-a a ser eliminada pela seleção natural (virtual)...

Última curiosidade: pelo comando

electricsheep --preferences file

Você pode especificar qual o arquivo de configurações a ser usado, o que permite a um usuário avançado o uso (não simultâneo, claro) de vários arquivos diferentes com configurações específicas diferenciadas.

Bom, espero que tenham gostado e que usem o electricsheep tanto quanto eu!! Qualquer coisa, não hesitem: COMENTEM!!

Nenhum comentário: