quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Gerador de Imagens para AJAX e Tutorial

Freqüentemente, quando fazemos um portal Web que utiliza AJAX, necessitamos daquelas lindas figurinhas GIF animadas que ficam rodando, indicando ao usuário que a pesquisa está sendo feita. Como tenho visto que alguns colegas têm dificuldades de criar ou achar estas figuras animadas de clipart próprias para AJAX, resolvi colocar aqui o link para um programa online gratuito muito bom que já utilizei diversas vezes:

http://www.ajaxload.info/

Trata-se de um gerador automático de figuras (clipart) animadas para AJAX totalmente configurável!! Ele mesmo é todo feito em AJAX!! Facílimo de usar!! Permite escolha de cores (com uma linda div pop-up que não deixa nada a desejar para os melhores programas de edição de imagens), possui vários modelos de figuras, etc. Espero que ajude a todos!!

  • Tutorial de AJAX
E, para quem quer uma boa referência de tutoriais de AJAX, independente da linguagem e do framework utilizado, aqui vai uma dica de amigo:

http://www.ajax-tutorials.com/

Trata-se de um portal só de artigos e tutoriais de AJAX, categorizados para as linguagens e frameworks mais comuns, como .NET, Coldfusion, Java, PHP, SOA, Ruby on Rails, Yahoo! UI, GWT (Google Web Toolkit), etc. Simplesmente fantástico!! Extremamente completo, organizado, cheio de novidades e gratuito (apesar de exigir registro). Alguns tutoriais inclusive têm versão em PDF e permitem muitas vezes que você baixe os arquivos de fontes. Vale a pena a visita!!

Nenhum comentário: