A imagem abaixo foi feita usando simplesmente o efeito de raytracing, para dar o caráter metálico e reflexivo às bolas de bilhar 3D.
Apesar de ser um efeito interessante, é também um efeito caro. O custo de processamento para renderizar as imagens com raytracing é alto, e isto pode crescer exponencialmente quando se tratar de vídeos!
Quando você utilizar raytracing, observe os seguintes detalhes:
- Cuidado com o efeito: não vele a pena utilizar um efeito caro se ele não tiver importância no contexto, ou seja, o objeto é pequeno demais, ou está escondido demais, ou tem pouca luz, etc.
- Cuidado com o "world"!! Sim, o raytrancing é capaz de refletir, além dos outros objetos, todos os aspectos do cenário. Fique atento a isto e o use ao seu favor!
- Evite usar luzes do tipo "SPOT"; prefira luzes do tipo "AREA", para que incida mais luminosidade sobre os objetos com o efeito. Não esqueça de ligar o efeito de sombra da luz! Torna sua modelagem bem mais realista!
- Uma opção ao uso de sombras é a propriedade "Ambient Occlusion", do "World".
O Raytracing só pode ser aplicado se o objeto em questão contiver um material. Experimente criar materiais, com ou sem textura, adicioná-los a um objeto e aplicar o Raytracing a eles!! É impressionante: funciona muito bem inclusive com certas imagens como textura!!
Exemplos:
- Efeito de água com o Raytracing, clique aqui!;
- Efeito de reflexão do ambiente e caráter metálico, clique aqui!;
- Criando materiais diáfanos (semi-transparente), clique aqui!.
É isso aí, pessoal!! Boa sorte e espero ter ajudado!!
Um comentário:
Quando utilizo o Ray Tracing o objeto fica opaco e com a cor definida no World. Como resolvo este problema?
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