segunda-feira, 23 de março de 2009

Como Baixar vídeos do Youtube facilmente?

Existem muitos plugins do Firefox para baixar, das maneiras mais diversas, vídeos do Youtube, google videos, metacafé e uma série de outros portais semelhantes (inclusive os de vídeos pornôs, como o redtube e o pornotube). Mas nem sempre eles funcionam... essa é a parte frustrante e triste. Porém, nem tudo são trevas... Para quem quer fazer download de vídeos do youtube de maneira bem fácil e indolor, sem precisar instalar nada, basta acessar o seguinte portal:

http://keepvid.com/ (Denominado "Keep it")

Ali, basta colar a URL (endereço) do vídeo que você deseja baixar e clicar em "DOWNLOAD". Depois disso, a página recarraga com 2 links de download do vídeo escolhido, um em baixa e outro em alta resolução (arquivos FLV e MP4).
Uma maneira ainda mais rápida é você carregar o vídeo e depois chamar o Keep It. Ele percebe a URL anterior e já prepara a página de download do vídeo automaticamente para você!! De todas as maneiras que testei, está foi sem dúvida a mais rápida!!
Uma outra vantagem de usar o Keep It é que, se o vídeo for grande e a sua conexão não for boa (ou estiver sobrecarregada), você pode copiar o link do vídeo e colar em algum gerenciador de download mais poderoso que o seu navegador. Eu, por exemplo, uso o "wget", que pode reiniciar o download de onde parou, se ele cair, coisa que um navegador normalmente não faz. Basta digitar:

wget -c link

Onde "link" é o endereço que você copiou do link (normalmente, um endereço gigantesco). Depois, basta renomear o arquivo igualmente gigantesco e dar a extensão de acordo com a opção de link que você escolheu: flv ou mp4.

  • Outra Opção!

Para quem gosta de ter outras alternativas, existe outro portal que faz a mesma coisa, o ClipNabber:

http://clipnabber.com/

O ClipNabber, entretanto, não tem a funcionalidade de baixar automaticamente quando carregado após uma página de vídeo. Porém, a partir dele é possível se baixar vídeos do Vimeo (http://vimeo.com), dentre outros portais de vídeos.

  • O que são arquivos FLV?? (Ou: por que não posso baixar o vídeo diretamente??)

Agora vem a singela pergunta: por que não funciona tentar simplesmente baixar o arquivo SWF que está sendo reproduzido no momento em que toca o vídeo?? Vamos estudar este caso. Suponhamos que o arquivo seja este (retirado do fonte da página: http://www.youtube.com/watch?v=NwJ6qvDB6Fw):

http://s.ytimg.com/yt/swf/watch-vfl84938.swf

Se você inspecionar a chamada de rede, verificará que este arquivo é chamado com alguns parâmetros, chamados "flashvars":

q=interface%20gr%C3%A1fica&vq=null&sourceid=ys&video_id=NwJ6qvDB6Fw&l=77&sk=iwv4_VT7zE-M1DZvfcwiLx4HiVI5wbnuC&fmt_map=&usef=0&t=vjVQa1PpcFM3yk-rH-iA3lir59fyOoW66xccmt4AYIQ=&hl=pt-br&plid=AARl5unvR4k_Pt87&cr=BR&playnext=0&enablejsapi=1

Estes parâmetros servem para que o flash busque no servidor o vídeo desejado. Assim, o mesmo arquivo SWF servirá para tocar todos os vídeos, mudando apenas o vídeo que vai ser alimentado, pois ele não contém o vídeo, mas sim a interface. O vídeo é buscado por parâmetros e pesquisa de rede ou banco de dados.
Os vídeos são gravados no formato FLV (de Flash Vídeo). Por isto que precisamos de uma ferramenta especial para "entender" o arquivo flash e separar o que é a interface e o que é o arquivo de vídeo. Separando um do outro, é possível fazer o download apenas do vídeo. Ferramentas mais sofisticadas podem, ainda, baixá-lo e convertê-lo para outros formatos, já que FLV não é lá um formato padrão para vídeos, embora haja, hoje, muitos programas e codecs que o reproduzam...

Esta dica ajudou?? Não acrescentou em nada??? COMENTE!!! ;-)))
Observação: artigo ampliado e revisado em 22/10/2009

Um comentário:

Jorge disse...

nao funciona mais com o vimeo :(