domingo, 8 de março de 2009

Programas de IRC Para Linux

O IRC (Internet Relay Chat) é um protocolo de comunicação pela rede capaz de fornecer aos seus usuários um ambiente sofisticado de interação. Com o objetivo de promover o diálogo virtual, o IRC suporta servidores próprios, envio de mensagens em ANSI (com uso de cores, por exemplo!), criação de salas específicas (batizados de "canais"), bate-papo em modalidade privada e pública, recursos de administração das salas (canais) e seus usuários, etc... Um histórico bem interessante pode ser encontrado aqui.
Bom, por que estamos falando disso?? Porque o IRC, após inspirar toda a geração de sistemas de chat através da web (em portais próprios e acessados via navegador, como o Terra Chat ou o Bate-Papo UOL), caiu em franco declínio e, hoje, está ressurgindo novamente como uma nova e mais autêntica opção para o navegante destemido!
Este artigo procura mostrar, sucintamente, os programas gratuitos disponíveis para se usar o IRC no linux, acompanhe:

  • XChat (http://www.xchat.org/) - Cliente em modo gráfico bem leve, simples mas poderoso. Suporta todas as principais funções do IRC, inclusive a troca de arquivos e os comandos de administração. A interface é amigável e fácil de usar. Pode ficar na barra de tarefas e pisca quando vc recebe nova mensagem. Suporta scripts em Perl e Python.
  • LostIRC (http://lostirc.sourceforge.net/) - Cliente em modo gráfico leve, simples e com as principais funcionalidades do IRC. Permite múltiplos chats em PVT (o famoso comando "query"), transferência de arquivos via DCC e, segundo o portal oficial, pode ser completamente controlado pelo teclado, dispensando o uso do mouse.
  • BitchX (http://www.bitchx.com/) - Cliente poderoso e popular. Semelhantemente ao xchat, suporta todas as principais funcionalidades do IRC; é capaz de usar scripts em TCL (você deve baixar os fontes e compilá-los). Um manual de uso bem didático e interessante pode ser encontrado aqui.
  • KVirc (http://www.kvirc.net/) - É um dos mais sofisticados e graficamente arrojados. Faz tudo o que os anteriores fazem, mas também suporta temas, possuindo um gerenciador de temas completo, é sensível a drag & drop, suporta plugins (add-ons), além de várias outras firulas. Para quem quer virar um usuário assíduo, é o mais recomendável.
  • Diversos outros clientes de IRC para UNIX/linux podem ser encontrados nesta lista aqui!!
  • Sempre vale mencionar: um tutorial para usar o IRC no iPhone!! Para celulares com o android, a google já iniciou um projeto, o ircCell.

Para entrar no IRC você precisará de um endereço de um servidor. Recomento o BrasIRC, tradicional servidor brasileiro (irc.brasirc.com.br). Na página da Wikipedia lá em cima tem outras opções...
Experimente acessar os canais #brasil (um dos principais de nosso paíes e amplamente visitado, apesar de haver canais para virtualmente todos os estados e a grande maioria das cidades brasileiras) e #over (canal do usuário "over", que é muito freqüentado). Experimente também buscar os canais de seu interesse, onde será possível debater sobre os assuntos específicos. Se você não encontrar, então crie um e seja o primeiro!!

  • Comandos do IRC: apesar de a maioria dos programas gráficos ter, nas suas interfaces, acessos aos principais comandos do IRC, você pode livremente (e, acredite, muitas vezes é mais rápido e fácil!!) digitá-los. Todos os comandos do IRC começam com "/", seguidos de uma palavra de comando (ex: "/server [argumento]", que desconecta do servidor atual e tenta conectar no servidor informado como argumento). Existe uma grande variedade de comandos. Uma boa lista pode ser acessada aqui. Alguns comandos administrativos (úteis para criar - registrar - canais no servidor) pode ser encontrada aqui.

Quer instalar estes programas mas não sabe como?? Se você usa uma distro derivada do Debian, como o Kurumin, Kalango, Ubuntu, etc., vai ajudar se olhar aqui.

Nenhum comentário: