terça-feira, 19 de julho de 2011

Aprimorando o Comportamento do Dolphin

O Dolphin é o gerenciador de arquivos padrão do KDE4. Todos sabem disso. O que talvez poucos usuários saibam é que é possível, com configurações muito simples, otimizar o funcionamento do Dolphin e habilitar funcionalidades fascinantes. Vejamos algumas delas.


  • Habilitando o "Copiar Para" e "Mover Para" no Dolphin

Já vi muita gente reclamando que o Dolphin não tem essa funcionalidade que o horroroso e horripilante Windows Explorer tem: você clica no botão direito em cima de um arquivo ou pasta e ele oferece um atalho para copiar ou mover este arquivo para um dispositivo, como o pen drive, por exemplo.
Bom, o Dolphin TEM esta funcionalidade sim, lógico!! É uma coisa simples e fácil, basta você habilitá-la!! Inclusive ela oferece a possibilidade de copiar ou mover rapidamente um arquivo ou pasta para qualquer lugar do sistema de arquivos!!
Para ativá-la, vá ao Menu Configurações e abra a janela Configurar Dolphin. Vá até a aba vertical Geral e escolha a aba horizontal Menu de Contexto. Agora, selecione a opção "Exibir os comandos 'Copiar Para' e 'Mover Para'". Vide a Figura 01.


Figura 01: Adicionando os comandos Copiar Para e Mover Para ao Dolphin.


  • Mostrando o Controle de Zoom e Espaço Livre Automaticamente

Inicialmente, a barra de status do Dolphin vem vazia. É possível aproveitá-la melhor, exibindo um simpático controle de zoom da sua visualização e a utilíssima barrinha que mostra o quanto de espaço que o seu dispositivo ainda tem (seja uma partição de seu HD, um pen drive, etc.).
Para ativar estas funcionalidades, vá ao Menu Configurações e abra a janela Configurar Dolphin. Vá até a aba vertical Geral e escolha a aba horizontal Barra de Status. Agora, selecione as opções "Exibir barra de zoom" e "Exibir informações de espaço". Vide a Figura 02.


Figura 02: Ativando Zoom e Informações de Espaço Livre no Dolphin.


  • Evitando que o Dolphin Escreva os Arquivos .directory

Por padrão, a cada vez que se entra em um diretório e se muda o tipo de visualização (modo de exibição dos arquivos), o Dolphin escreve neste diretório um arquivo escondido chamado .directory. A função deste arquivo é informar o tipo de visualização que foi usada nesta pasta, de forma que, ao se retornar a ela, o Dolphin consiga "lembrar" o último modo de exibição escolhido.
Em geral, isto pode ser bom, mas muitas vezes é chato e impede algumas operações na pasta, como apagar o diretório com o comando rmdir, que exige que o diretório esteja vazio. Para que o Dolphin não faça mais isto, vá ao Menu Configurações e abra a janela Configurar Dolphin. Vá até a aba vertical Geral e escolha a aba horizontal Comportamento. É logo a primeira a ser mostrada. Agora, selecione a opção "Usar propriedades comuns da exibição para todas as pastas". Vide a Figura 03.


Figura 03: Mudando opções do Comportamento do Dolphin.


  • Modo de Exibição Detalhes com Lista de Arquivos em Forma de Árvore

Uma das opções que gosto muito de usar no Dolphin é o modo de visualização "Detalhes", onde os arquivos e diretórios são exibidos em forma de lista detalhada em uma tabela na tela, modificado para que cada pasta tenha um caracter "+" antes dela. Evidentemente, clicar sobre o "+" faz com que o diretório se expanda em forma de árvore, mostrando o seu conteúdo. Esta opção permite grande agilidade na manipulação e pesquisa de arquivos.
Para ativá-la, vá ao Menu Configurações e abra a janela Configurar Dolphin. Vá até a aba vertical Modos de Exibição e escolha a aba horizontal Detalhes. Agora, selecione a opção "Pastas Expansíveis". Vide a Figura 04.


Figura 04: Habilitando pastas expansíveis no Dolphin.


  • Conclusões

O Dolphin é um gerenciador versátil e muito personalizável. É claro que há muitas outras coisas que podemos falar dele e muitas maneiras diferentes de configurar a sua interface. Contudo, este artigo primou por alguns aspectos muito úteis e interessantes, embora pouco divulgados. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, elogio, comentário, sugestão, não se refutem: COMENTEM!!

2 comentários:

Ângelo * Então Percebi disse...

valeu a dica.... num sabia mais como configurar o Dolphin pra visualizar as imagens automaticamente.

abraço...

Então Percebi
http://entaopercebi.blogspot.com

O Pajé disse...

Beleza, Ângelo.

Com a migração do Konqueror (que era o principal gerenciador de arquivos do KDE 3) para o Dolphin (que assumiu esta função no KDE 4) e todas as mudanças de interfaces, realmente muita gente ficou perdida nas configurações. É para isso mesmo que serve esta dica!! Fico feliz de ter ajudado!!
Embora o Konqueror ainda exista, saber mexer bem no Dolphin é essencial!!