quinta-feira, 21 de julho de 2011

Instalando Impressoras Multifuncionais HP no Linux

Antigamente, realizar a tarefa proposta pelo título deste artigo era como reescrever o Kernel: todos diziam que era possível, mas ninguém conseguia fazer realmente. Hoje em dia, esta tarefa está muito mais fácil e, com as breves dicas deste artigo, você conseguirá fazer sua impressora HP funcionar corretamente no Linux, de maneira bem mais fácil, rápida e eficiente do que em outros sistemas operacionais para os quais a HP envia o CD de instalação...


  • Instalando o hplip

O projeto hplin (HP Linux Imaging and Printing) é um projeto de código livre que é uma verdadeira mão-na-roda: ele se propõe a prover, de maneira eficiente e sem muita frescura, drivers para tantas impressoras multifuncionais HP quanto possível. E, realmente, a lista é enorme (verifique todas as impressoras suportadas aqui)!! Os drivers em geral suportam tanto o scanner da impressora HP quanto a impressão em si.
Assim, seu primeiro passo é clicar no link mencionado e verificar se a sua impressora está presente na lista (ou seja, se ela é suportada), especialmente observando a partir de qual versão do driver ela aparece. O hplip está presente em muitas das distribuições Linux mais recentes, mas pode ser instalado em virtualmente qualquer distribuição, em geral através do seu gerenciador de pacotes. Em distros baseadas em Debian, basta digitar, como root:

apt-get install hplip

Se você não sabe se ele está ou não instalado, ou quer saber qual a versão que você tem, digite:

dpkg-query -l hplip

Em poucos instantes seu driver estará instalado. Não consome milhares de clicks nem fica nada piscando na sua tela. Não consome mais memória nem fica travando seu sistema. Fantástico!!
Se você quer dicas mais detalhadas sobre configurações específicas, incluindo suporte a FAX para o Ubuntu, consulte o tutorial oficial aqui.


  • Instalando o XSane

No Linux, existe uma ótima coisa: é preciso que se tenha apenas um programa para escanear, e ele não está preso ao driver ou ao CD da impressora. Este programa se chama "xsane", que é na verdade um frontend gráfico amigável para o Sane Project (Scanner Access Now Easy). Para instalá-lo, caso já não esteja instalado por padrão, digite (em distros Debian, Ubuntu ou baseadas no Debian), como root:

apt-get install xsane xsane-common

Isto instalará tudo o que você precisa. Agora, provavelmente aparecerá um novo programa no grupo Graphics do seu menu de programas. Caso nada apareça, basta digitar, no terminal: xsane.
Certifique-se de ligar a impressora e plugá-la antes de rodar o xsane, pois ele procura por dispositivos assim que se carrega.


  • Instalando e Configurando uma Impressora no Linux

Talvez, ao plugar sua impressora USB, o seu Linux já seja esperto o suficiente para encontrá-la e instalá-la automaticamente, de forma que nada mais seja preciso. Então esta seção pode ser pulada. Caso isto não aconteça, ou caso sua impressora não seja USB, vamos ao procedimento manual...
Para imprimir, é preciso instalar o CUPS (Common UNIX Print System), que possivelmente já estará instalado por padrão. Verifique com o comando:

dpkg-query -l cups

Caso não esteja instalado, instale-o com o comando:

apt-get install cups

Uma vez instalado, o CUPS vai rodar como um servidor (um deamon) em sua máquina. O interessante deste programa é que ele não provê uma interface gráfica, mas sim uma interface web de administração. É feito desta forma para que fique mais fácil a manutenção de impressoras em servidores de impressão de rede, que devem ser acessados remotamente.
Acesso o CUPS pelo seu navegador, com o endereço:

http://localhost:631/
OBS: troque o "localhost" pelo IP ou nome da máquina

A porta padrão do CUPS é 631, mas esta porta pode ser trocada, caso se deseje. Toda a manutenção de impressoras (configurar a impressora, adicionar ou remover impressoras, verificar a fila, etc, etc.) pode ser feita com as opções do menu CUPS for Administrators. A interface web é muito simples e bastante auto-explicativa. Boa sorte!!


Bom, pessoal, espero ter ajudado com este breve tutorial!! Boa sorte e, claro, como sempre: COMENTEM!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Boas dicas, muito util. Vou tentar...

O Pajé disse...

Obrigado, amigo!
Torço que volte sempre ao pajeonline e que consigamos ajudá-lo com todas as dicas e tutoriais que necessitar!!