quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blender Breve Tutorial: Usando Raytracing

Raytracing é um recurso de criação 3D a partir do qual é possível simular, em um objeto, propriedades reflexivas (especulares) e de transparências. Normalmente, o raytracing dá ao objeto um efeito de espelho, de reflexo, e, quando aplicado sobre um material (especialmente um material com textura), sugere características metálicas.
A imagem abaixo foi feita usando simplesmente o efeito de raytracing, para dar o caráter metálico e reflexivo às bolas de bilhar 3D.



Apesar de ser um efeito interessante, é também um efeito caro. O custo de processamento para renderizar as imagens com raytracing é alto, e isto pode crescer exponencialmente quando se tratar de vídeos!
Quando você utilizar raytracing, observe os seguintes detalhes:

  • Cuidado com o efeito: não vele a pena utilizar um efeito caro se ele não tiver importância no contexto, ou seja, o objeto é pequeno demais, ou está escondido demais, ou tem pouca luz, etc.
  • Cuidado com o "world"!! Sim, o raytrancing é capaz de refletir, além dos outros objetos, todos os aspectos do cenário. Fique atento a isto e o use ao seu favor!
  • Evite usar luzes do tipo "SPOT"; prefira luzes do tipo "AREA", para que incida mais luminosidade sobre os objetos com o efeito. Não esqueça de ligar o efeito de sombra da luz! Torna sua modelagem bem mais realista!
  • Uma opção ao uso de sombras é a propriedade "Ambient Occlusion", do "World".

O Raytracing só pode ser aplicado se o objeto em questão contiver um material. Experimente criar materiais, com ou sem textura, adicioná-los a um objeto e aplicar o Raytracing a eles!! É impressionante: funciona muito bem inclusive com certas imagens como textura!!

Exemplos:


É isso aí, pessoal!! Boa sorte e espero ter ajudado!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Quando utilizo o Ray Tracing o objeto fica opaco e com a cor definida no World. Como resolvo este problema?